Uma família de Jaraguá do Sul levou um grande susto esta semana, ao flagrar uma cobra de quase 2 metros – a maior espécie encontrada em Santa Catarina – passeando pelo jardim. O biólogo Christian Raboch Lempek publicou vídeo do resgate (assista abaixo).
As imagens mostram Christian retirando a caninana de 1,6 metros de comprimento do interior de um tonel. Ao fundo, ouve-se a moradora apavorada, com muito medo da serpente.
O biólogo explica que a cobra não é venenosa e que elas só mordem como forma de defesa, caso se sintam ameaçadas, e que, por isso, é fundamental acionar o resgate para que não ocorram incidentes. Depois de se acalmar, a mulher até chega a tocar no animal, que depois foi levado para ser solto em um lugar de mata.
A caninana não é uma cobra venenosa, tem hábitos diurnos, geralmente é encontrada em regiões com vegetação densa e pode atingir até dois metros e meio de comprimento. A serpente também se destaca pela sua coloração – tem o corpo todo preto com listras e manchas amarelas. Se alimenta de sapos, lagartos, aves, ovos de aves e pequenos mamíferos.