Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

VÍDEO: falha no voo teste da SpaceX Starship gera destroços no céu dos EUA e interrompe tráfego aéreo

Foto: Reprodução Twitter

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

07/03/2025 - 09:03 - Atualizada em: 07/03/2025 - 09:31

Nesta quinta-feira, (6) um incidente envolvendo o voo de teste da SpaceX Starship causou a dispersão de fragmentos nos céus do Caribe, gerando sérios transtornos no tráfego aéreo de quatro aeroportos da Flórida. A Administração Federal de Aviação (FAA) foi forçada a suspender temporariamente os voos para os aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Palm Beach. A medida durou mais de uma hora, até que as operações fossem retomadas por volta das 20h (horário local) ou 22h (em Brasília).

De acordo com a FAA, os atrasos nas decolagens nos aeroportos florianos chegaram a 45 minutos em média devido ao incidente. Durante o período de interrupção, foram implementadas restrições de tráfego aéreo nas áreas afetadas pelos detritos da nave espacial, com aeronaves sendo desaceleradas ou retidas em seus pontos de partida. A FAA, no entanto, afirmou que as operações normais foram restabelecidas após o incidente.

Além disso, a FAA exigiu que a SpaceX realizasse uma investigação formal sobre a falha no teste da Starship. A missão de teste da Starship foi a oitava realizada pela empresa de Elon Musk, e a decolagem ocorreu em Boca Chica, Texas, por volta das 20h30 (horário de Brasília). A missão tinha como objetivo colocar em órbita quatro satélites da Starlink, além de testar a reinicialização de um motor Raptor no espaço.

Embora a SpaceX tenha conseguido, mais uma vez, realizar a manobra de captura do foguete que transportava a Starship, esse teste não foi completamente bem-sucedido. Após cerca de 10 minutos de voo, a empresa perdeu o contato com a nave, o que já havia ocorrido em um teste anterior, em janeiro deste ano. Pouco depois, vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram o que muitos acreditam ser a desintegração da nave no espaço, próxima às Bahamas, região onde o incidente também impactou voos comerciais em testes anteriores.

A missão de quinta-feira havia sido adiada anteriormente, no dia 3 de março, devido a um “problema não especificado” com a nave principal do sistema de foguetes, e a expectativa era de que a Starship realizasse seu pouso no Oceano Índico, como em missões passadas.

Assista ao vídeo desse momento

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).