Vídeo: esquilo invade casa em Jaraguá do Sul e biólogo compartilha resgate nas redes sociais

Foto: Redes sociais/ Reprodução

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

11/09/2023 - 10:09

Um esquilo entrou em uma residência em Jaraguá do Sul, exigiu esforço do biólogo Christian Raboch para capturá-lo. O biólogo compartilhou o vídeo do resgate em seu Instagram, que já foi visto por mais de 187 mil pessoas no último domingo (10).

Depois de ser resgatado, o esquilo foi devolvido ao seu habitat natural. De acordo com Raboch, essa espécie é protegida por lei, vive nas árvores e desempenha um papel vital na dispersão de sementes, que é um dos principais componentes de sua dieta. Sua distribuição geográfica abrange desde o sudeste da Bahia até o Rio Grande do Sul.

“Eles pegam as sementes, muitas vezes não comem na hora, e acabam cavando um buraco, escondendo elas”, explica.

A espécie

O esquilo Serelepe, também conhecido como Caxinguelê, é a espécie mais comum de esquilos encontrada no Brasil. É um animal solitário ou que vive em pares, tem hábitos diurnos e é incrivelmente ágil.

Esses esquilos são notáveis por sua habilidade de saltar distâncias de até 5 metros de galho em galho. São territorialistas e possuem sentidos muito aguçados, com visão e audição excepcionais. O Serelepe tem cerca de 20 centímetros de comprimento, excluindo a cauda, que é longa e peluda, medindo mais 18 centímetros. Um indivíduo adulto pode pesar até 300 gramas.

Notícias no celular

Whatsapp