Antas, queixadas, onças-pardas e quatis, entre outros animais silvestres, foram registrados por uma armadilha fotográfica instalada em uma floresta de Jaraguá do Sul.
O registro foi compartilhado pelo biólogo Gilberto Ademar Duwe, diretor da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Em vídeo postado no Instagram, Duwe frisa que as imagens comprovam que a floresta continua viva e locais de preservação podem ajudar na preservação da fauna local, e que os animais ainda estão presentes – só longe das áreas urbanizadas.
Prefeitura abre inscrições para novos alunos nas Academias de Saúde de Jaraguá do
O maior destaque foi a aparição de uma onça-parda, puma ou suçuarana (Puma concolor), o maior felino das américas, com até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, pesando até 72 quilos. Também é o maior gato do mundo, no grupo dos felíneos, distinto das pantheras como leões e tigres.
O puma é um animal solitário e noturno, se alimentando primariamente de cervos e veados.
Ver essa foto no Instagram
Autoridades ambientais orientam que, em casos de avistamento de animais silvestres, a população evite qualquer tentativa de aproximação ou interação e acione os órgãos competentes, como a Polícia Militar Ambiental ou a Fujama. A recomendação é manter distância e respeitar o espaço dos animais, garantindo a segurança das pessoas e da própria fauna.