Uma coruja da espécie mocho-diabo foi encontrada ferida por moradores em Jaraguá do Sul, no domingo (29). A espécie, que é rara de ser encontrada na região, foi resgatada pelo biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). É possível que a coruja tenha batido contra um veículo.
O biólogo Christian foi chamado para o resgate após os moradores perceberem que a coruja estava debilitada e sem conseguir voar. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o profissional mostra o momento do atendimento e explica que, possivelmente, o impacto com um carro causou a lesão.
Veja:
View this post on Instagram
Após ser resgatada em segurança, a ave foi encaminhada a uma clínica veterinária da cidade, onde deve passar por avaliação detalhada e cuidados até a sua recuperação. Somente após essa etapa, o animal poderá ser reintegrado à natureza.
Ao avaliar a coruja, o biólogo disse que a principal suspeita é que o animal tenha colidido contra um carro. Após o resgate em segurança, o animal foi encaminhado a uma clínica veterinária do município e deve passar por avaliação de um profissional.
De acordo com Christian, a coruja mocho-diabo é uma espécie difícil de ser observada em áreas urbanas. A coruja chama atenção pelas penas na cabeça que lembram chifres, olhos grandes e voltados para frente, com íris entre amarelo e alaranjado, além de possuir audição aguçada e voo silencioso — características que a tornam uma eficiente caçadora noturna.