Um piloto equatoriano demonstrou uma certa calma após um imenso pássaro colidir com o para-brisa da aeronave que ele pilotava, deixando-o coberto de sangue. O vídeo aterrorizante, que se tornou viral na internet na quarta-feira (14), mostra Ariel Valiente continuando suas tarefas normalmente, apesar da presença do animal preso no vidro da aeronave. A gravação, feita pelo próprio Ariel, exibe as pernas da ave dentro da cabine e o vidro quebrado, enquanto o piloto apresenta o rosto e o uniforme salpicados de sangue.
Pilot safely lands his plane after a huge bird struck his windshield in the Los Ríos Province, Ecuador. Ariel Valiente was not injured during the incident. pic.twitter.com/Rl3Esonmtp
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) June 15, 2023
Segundo o jornal equatoriano El Universo, o pássaro em questão era um condor andino, reconhecido como uma das maiores aves voadoras do mundo. Infelizmente, a colisão resultou na morte do animal. As autoridades ainda estão investigando a altitude da aeronave no momento do incidente, enquanto os especialistas procuram determinar a rota que o avião seguia quando ocorreu a colisão com a ave.
Em entrevista ao veículo, Valiente relatou que o acidente aconteceu apenas dois minutos após a decolagem. Sua missão era realizar a aplicação de produtos químicos em uma fazenda em Vinces, localizada na província de Los Ríos, mas teve que interrompê-la devido ao ocorrido. Por sorte, o piloto conseguiu pousar em segurança e sofreu apenas ferimentos leves.
Notice how his right foot automatically went to the “car’s brake pedal”? Classic example of the learning factor of “Primacy”. When in a stressful situation, pilots will revert to the first thing they learned. That’s why initial training is so important.https://t.co/PZFN9exnWw…
— superpilotish (@superpilotish) June 15, 2023
Desde que o vídeo começou a ser compartilhado, diversos instrutores de voo têm enfatizado que manter a calma é um dos princípios fundamentais do treinamento básico dessa profissão.
“Em uma situação estressante, os pilotos voltam às primeiras coisas que aprenderam. É por isso que o treinamento inicial é tão importante”, escreveu um usuário no Twitter.
Já outros internautas reagiram ao controle que o comandante teve durante toda a situação.
“Saído de um filme de terror. Adoro como o piloto parece calmo”, ressaltou um perfil.
“Que bom que o piloto está bem, mas fico com pena pelo pássaro”, completou um segundo.