Mais um crime ambiental chocou os moradores de Jaraguá do Sul. Desta vez, um sapo foi encontrado com a boca e o olho direito colados. O caso ganhou repercussão após o biólogo Gilberto Ademar Duwe, conhecido como biólogo Giba, divulgar um vídeo nas redes sociais, relatando o resgate do animal.
De acordo com ele, já são quase dez casos semelhantes na região somente neste ano. No vídeo, Giba explica o delicado procedimento de resgate, no qual utilizou óleo mineral, cotonetes e uma pinça para descolar a boca do sapo.
“Qualquer que seja a finalidade desse tipo de coisa, não me interessa, só sei dizer que é crime, e a pessoa que anda fazendo isso logo será pega e responsabilizada”, afirmou o biólogo.
Ver essa foto no Instagram
A prática de colar a boca de sapos é considerada crime ambiental, e casos como esse têm gerado crescente preocupação entre os defensores da fauna local. O sapo resgatado por Giba passará por um período de observação. Caso apresente melhoras, será reintegrado ao seu habitat natural.
Denúncia e combate ao crime ambiental
A prática de maus-tratos a animais configura crime ambiental e pode ser denunciada pela Linha Verde, canal da Ouvidoria do Ibama disponível para todo o Brasil. Através da Central de Atendimento, no número 0800 061 8080 (ligação gratuita), qualquer cidadão pode denunciar atos de crueldade contra a fauna. Também é possível acessar o formulário eletrônico para realizar denúncias.