Um grupo de remadores fez um vídeo de um fenômeno natural “diferente” e no mínimo surpreendente nas águas em Florianópolis.
O registro da bioluminescência, evento causado por microalgas fitoplânctonicas que deixa a água em tons azuis luminosos, foi feito pelo clube de canoagem havaiana Kanoa Sambaqui, na Baía Norte da Capital, às 6h15 da manhã desta quarta-feira (26).
De acordo com uma das proprietárias da empresa, Débora Machado Dutra, o fenômeno dos plânctons bioluminescentes não é tão incomum quanto aparenta ser.
— Todos os anos nós temos o prazer de presenciar essas luzes azuis néon. Somente nesta semana, vimos três vezes, segunda, terça e quarta — conta Débora.
Apesar disso, para a remadora, que já presenciou as luzes brilhantes na lua cheia, no pôr do sol e no amanhecer, toda experiência é única.
— Cada vez é diferente, mágico, intenso, inexplicável, surreal, como se fosse magia, um mistério. A natureza se manifesta de forma surpreendente e magnífica, mostrando sua magnitude, grandeza e perfeição — destaca.
Fenômeno da Bioluminescência
Causado por microalgas fitoplânctonicas, especialmente a Noctiluca scintillans, espécie mais comum do Litoral Sul, o fenômeno da bioluminescência costuma acontecer em águas protegidas e quentes, de acordo com a coordenadora do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alessandra Larissa D’Oliveira Fonseca.
— Acontece mais no verão. Porém, como estamos em mudança climática, com dias muito quentes, há registros como esses no inverno também, demonstrando a descaracterização das estações — explica Alessandra.
Os fitoplânctons são criaturas marinhas microscópicas que geram luz como mecanismo de proteção e sobrevivência. Durante o dia, a bioluminescência desses seres é ofuscada pelo sol.
No entanto, em noites sem o brilho da lua e longe da luminosidade das cidades, a luz produzida por cada fitoplâncton se soma a de muitos outros, quando reunidos no mesmo lugar, possibilitando a iluminação das águas em luzes neon, geralmente de tom azulado.
VÍDEO:
Vídeo: Débora Machado/Arquivo pessoal

Foto: Débora Machado/Arquivo pessoal
*FONTE: NSC