Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vida dedicada à fé e amor ao próximo: conheça a história do Padre Aloísio Boeing

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

04/04/2020 - 13:04 - Atualizada em: 28/05/2024 - 13:57

Primogênito de uma família cristã, Aloísio Boeing nasceu em 24 de dezembro de 1913, em Vargem do Cedro, naquele tempo município de Imaruí (SC), que hoje pertence a São Martinho.

Os pais, João Boeing e Josephina Effting Boeing, tinham o costume de frequentar a missa e rezar o terço diariamente, além de terem logo batizado e crismado todos os sete filhos. A comunidade onde Aloísio cresceu se transformou ao longo do tempo em um lugar cheio de vocações religiosas e sacerdotais.

Foto: Divulgação

Foi nesse lar acolhedor que o futuro Padre desenvolveu a sua vida e personalidade na infância. Em um lar de pais piedosos e bondosos, que partilhavam o que tinham com os mais necessitados, aprendeu logo cedo a importância da fé e do amor ao próximo. Ele desenvolveu ainda criança o amor pelos ensinamentos de Jesus.

Com 12 anos, incentivado pelo pároco da igreja que frequentava, saiu de sua terra natal com mais outros três colegas rumo ao sacerdócio. A partir daí, Aloísio se dedicou aos estudos e formação em teologia até a vida adulta.

Vida religiosa

Foto: Divulgação

Aloísio rumou ao convento de Brusque para começar os estudos religiosos. A primeira profissão religiosa aconteceu por lá, em 1934. Os estudos de Teologia foram feitos em Taubaté (SP), entre 1938 e 1941. Ele foi ordenado sacerdote em dezembro de 1940.

Depois de consagrado sacerdote, dedicou grande parte de sua vida à formação, especialmente em Jaraguá do Sul, onde foi mestre de noviços durante 24 anos. Tornou-se um exemplo de formador: firme, devoto e zeloso. Além disso, tinha grande devoção à Virgem Maria, o que levou o noviciado a ser batizado de Nossa Senhora de Fátima.

Durante toda a sua trajetória, era muito estimado por todos, destacando-se pela sua personalidade gentil, acolhedora e paternal com os alunos que o procuravam para orientação espiritual. Além disso, ele também era muito procurado pelo povo, que buscava conselhos espirituais em momentos de aflição.

“Este foi o maior dom que Deus lhe deu e que desenvolveu ao longo de sua vida. Dia e noite, em todas as horas, era procurado em sua casa ou por telefone, para orientação espiritual, aconselhamento familiar e bênção da saúde. Nunca deixou de atender ninguém”, conta o Instituto Padre Aloísio.

Sempre ungido com o poder da intercessão, buscava prestar auxílio aos fiéis até mesmo no fim de sua vida. Muitas vezes já doente e de cama, atendia aos casos mais urgentes, pois sentia muita compaixão do povo, especialmente dos doentes, idosos e pobres.

Pessoas que conviveram com o Padre Aloísio contam que ele tinha um gosto especial por conversas a respeito de temas espirituais e falava por horas inteiras, sem se cansar. Muitos dizem que a sua vida religiosa era baseada em fazer o bem.

Um exemplo de fé e caridade

Em 1974, Padre Aloísio fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, em Jaraguá do Sul, motivado por um desejo de ver um grupo de moças unidas, vivendo o Evangelho na realidade do mundo. Desde então, deu a vida para a Fraternidade, acompanhando-a com sua presença e orientação firme e segura.

Já em 1984, partiu para o bairro Nereu Ramos, onde viveu até o final de sua vida como vigário da capela Nossa Senhora do Rosário e diretor do Centro Shalom, atendendo incansavelmente a todos que o procuravam para orientações, auxílios e bênçãos.

Padre Aloísio faleceu do mesmo modo que viveu, santamente e serenamente. Sentindo próxima sua partida e com pesar de deixar a todos que amava, disse: “Vocês me encontrarão na Eucaristia”.

Foto: Divulgação

Sua partida serena para os braços do Pai aconteceu no dia 17 de abril de 2006. Ele foi sepultado no jardim ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos, local que hoje é ponto de orações e pedidos de graças.

Muitas pessoas testemunham já terem alcançado graças pela intercessão do Padre Aloísio. “Cremos que ele, junto de Deus, está intercedendo por todos nós e, de um modo todo especial, pelos que procuram auxílio em suas necessidades”, complementa o Instituto.

Todo dia 17 de cada mês, lembrando o dia do seu nascimento para o céu, são celebradas missas pela sua Beatificação. Neste momento, os fiéis buscam força e agradecem as graças alcançadas.

Instituto Padre Aloísio

Foto: Divulgação

O Instituto tem como objetivo alavancar a Causa de Beatificação promovendo ações religiosas e culturais, acolhendo o povo de Nereu Ramos e região. Quem quiser colaborar pode se associar ao instituto, ou depositar a sua contribuição na conta do mesmo.

Chave Pix : 18.179.459/0001-60 (CNPJ)
Seja um amigo colaborador: entre em contato com o Instituto através do WhatsApp: (47) 30584281

Você pode contribuir com o seu relato de graça alcançada pelo site: www.padrealoisio.org.br

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento. Apaixonada por contar histórias que conectam pessoas e marcas de forma autêntica.