Na terça-feira (18) os vereadores Jeferson Cardozo (PL) e Nina Santin Camello (PP), fizeram uma indicação na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, solicitando que a Prefeitura jaraguaense disponibilize tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos pronunciamentos oficiais com transmissão ao vivo e vídeos informativos. Atualmente, esses materiais divulgados pelo Executivo Municipal não contam com o serviço.
Os parlamentares alegam que é dever do Poder Público garantir às comunidades surdas o acesso às informações e pronunciamentos oficiais por meio da Língua Brasileira de Sinais, como meio de comunicação objetivo. De acordo com Nina, a comunidade surda pediu a ela que fizesse esse apelo à Prefeitura. Ela lembra que há mais de dois mil surdos no município e que é importante incluí-los nas ações públicas da Administração Municipal.
A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido. Espera-se que a Prefeitura possa atender a essa demanda, tornando mais inclusiva e acessível a comunicação com as pessoas surdas em Jaraguá do Sul.
*Com informações da Câmara de Vereadores Jaraguá do Sul