Vereadores Mirins promovem exposição sobre o Mês da Reciclagem em Jaraguá do Sul

Foto: Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Por: Milena Natali

17/05/2024 - 16:05 - Atualizada em: 17/05/2024 - 16:32

Em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, o Programa Vereadores Mirins de Jaraguá do Sul, em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), está organizando uma exposição dedicada à reciclagem. O evento será realizado de 20 a 29 de maio no Espaço Cultural Prof. Dolcídio Menel, na sede da Câmara Municipal. A ação tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre os benefícios da reutilização e incentivar práticas sustentáveis.

Além disso, está programada uma visita especial na quarta-feira (22), às 14h30. Os vereadores mirins terão a oportunidade de observar de perto o processo de triagem e destino dos materiais na Cooperativa JVS, uma entidade credenciada pelo Samae. Essa experiência oferecerá uma compreensão mais detalhada de como a reciclagem funciona na prática.

De acordo com dados divulgados pelo Samae, em 2023, foram coletados 7.771 toneladas de insumos, incluindo uma variedade de plásticos, papelão, papéis e vidros. Além disso, o índice de materiais recolhidos pela Coleta Seletiva Saco Verde atingiu 19,3%, demonstrando um aumento significativo no volume de materiais reciclados na cidade e uma maior adesão da comunidade ao programa.

 

Maio, mês da reciclagem!

O mês de maio foi oficialmente reconhecido como o Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem na cidade, conforme estabelecido pela Lei Municipal Nº 9.339/2023. Essa medida pioneira teve origem em uma proposta apresentada pela vereadora mirim Bianca Ropelato em 2023, que, por meio de um requerimento, incentivou seus colegas vereadores a apoiar a criação deste período dedicado à conscientização ambiental.

 

Exemplos de materiais que podem ser reciclados:

Papel
Jornais, revistas, papel de escritório, caixas de papelão, papéis de embrulho, embalagens de cartão para líquidos alimentares (tetra-pak), embalagens de papel, fotocópias, listas telefônicas, folhetos e cadernos.
Plástico
Garrafas PET, copos plásticos, embalagens de alimentos, sacolas plásticas, CD’s e Disquetes, recipientes de produtos de limpeza e higiene pessoal, tubos, canos, baldes e bacias.
Vidro
Garrafas de bebidas, frascos de alimentos, copos e jarros de vidro, vidros de conservas, frascos de vidro em geral, garrafas e garrafões.
Metal
Latas de alumínio (como as de refrigerante), latas de aço (como as de conservas), panelas antigas, tampinhas de alumínio, arames, fios, pregos/parafusos e embalagens de metal.
Isopor (EPS)
Embalagens de Proteção (produtos eletrônicos, eletrodomésticos e itens frágeis), algumas variedades de caixas e bandejas de ovos, recipientes de alimentos (bandejas de carne, bandejas de legumes e potes de comida para viagem).
Óleo de cozinha
A reciclagem do óleo de cozinha pode ser feita em casa (produzindo sabão, por exemplo) ou em garrafas PET e levá-lo para postos de coleta, que os destinarão a associações e empresas, que então, farão sua reciclagem.

Notícias no celular

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.