Importante instrumento de cuidado com a saúde de toda a população, as Unidades Básicas de Saúde são o primeiro passo de atendimento aos serviços do Sistema Único de Saúde.
Visando a importância desse serviço, um requerimento será votado nesta segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Criciúma, questionando o Poder Executivo Municipal sobre a ampliação no atendimento e nos pontos de instalação dessas unidades.
Segundo a autora do documento, vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), a intenção é questionar e melhorar o atendimento para toda a população.
“As unidades de saúde têm um teto de atendimento populacional e para isso, queremos compreender e facilitar opções para que tanto a população, quanto a equipe de profissionais possam utilizar do serviço da melhor forma possível”, explicou.
Na ementa, o requerimento 356/2023 pede informações ao município se há interesse em ampliar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e dos pontos nos bairros, tendo vista que, de acordo com o Ministério de Saúde, cada equipe de profissionais deve ser responsável por, no máximo quatro mil pessoas, ou em média três mil pessoas.
Ainda de acordo com a vereadora, os questionamentos trariam mais conforto a todos.
“Tal ampliação das unidades ajustaria os atendimentos às recomendações do Ministério da Saúde e traria mais conforto aos criciumenses”, completou.
A votação do requerimento e das demais matérias legislativas acontece na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 12, a partir das 17h no plenário da Câmara de Vereadores de Criciúma. As sessões podem ser conferidas presencialmente ou virtualmente pelo youtube.com/camaracriciuma.