Verde e amarelo tomam conta da Beira-Mar Continental no Desfile da Independência na capital

Foto: Eduardo Valente/Secom

Por: Pedro Leal

07/09/2024 - 14:09 - Atualizada em: 07/09/2024 - 14:58

A Beira-Mar Continental de Florianópolis se vestiu de verde e amarelo para celebrar a pátria, neste sábado, 7 de setembro. O 202° aniversário da Independência do Brasil foi comemorado com o tradicional Desfile Cívico-Militar. Pouco depois das 9h, logo após o fogo simbólico da pátria ter sido aceso, o governador Jorginho Mello autorizou o início da comemoração, que contou com apresentações de escolas da Grande Florianópolis, além dos membros das forças armadas e de segurança.

“É um momento em que todos nós comemoramos para fortalecer a nossa independência, as autoridades constituídas. Vejo isso com muito espírito de patriota. O povo vem, as escolas participam, a juventude participa. O dia 7 de setembro é um dia que todos que nós respeitamos. Eu me lembro que desde menino todas as vezes, todos os dias 7, eu participei com respeito à pátria, fazendo com que cada vez mais o Brasil consolide a liberdade, a democracia, que isso faz bem para todo mundo”, comentou o governador Jorginho Mello.

A vice-governadora Marilisa Boehm lembrou que também é dia de reconhecimento do valor das Forças de Segurança por parte da população, que aplaudiu cada grupo que desfilou. “Com certeza as nossas Forças de Segurança são muito importantes para o nosso país, elas representam a nossa segurança. Elas representam nossa Independência, representam tudo que é de mais seguro no Estado de Santa Catarina e no Brasil”, disse Marilisa.

O Desfile

Foto: Eduardo Valente/Secom

O começo do desfile foi marcado pela fanfarra da EEB Professora Emérita Duarte Silva e Souza, de Biguaçu, composta por 35 estudantes. Daí em diante, mais seis escolas se apresentaram, além de grupos de educação da sociedade civil, como os Escoteiros do Brasil. Todos celebrando o amor à nação.

Na sequência, foi a vez das forças armadas: Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira mostrarem a força e a coragem de seus homens e mulheres sempre dispostos a defender o Brasil.

As Forças de Segurança de Santa Catarina deram sequência na festa da Independência. “A independência representa a autonomia, autonomia política e certamente isso, trazendo para os tempos atuais, dá autonomia para que o nosso Estado possa ditar as políticas públicas de segurança e transformar essas políticas em atividades que coloquem em Santa Catarina índices de destaque em cenário nacional, como o estado mais seguro do país”, pontuou o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

A Polícia Militar participou de forma ordenada com o seu maior efetivo dos últimos cinco anos. Dos 911 militares, 615 são alunos soldados e 60 alunos oficiais que usaram pela primeira vez a farda da corporação.

Os policiais motorizados utilizaram quatro viaturas históricas, 15 motos, duas caminhonetes com reboques e embarcações mais seis viaturas especializadas. O Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria) também participou com 25 conjuntos de montaria e um helicóptero Águia do Batalhão de Aviação.

“Como historicamente fazemos, é um dia de relembrar, de rememorar e de comemorar a nossa Independência. E aqui junto com as forças defesas, nossas forças policiais também, trazendo e relembrando valores, a nossa cultura histórica. O momento também é de homenagear, quem nos antecedeu nesta corporação, quem já vestiu essa farda e aproveitar para fazer uma grande homenagem ao nosso sargento Appel que foi covardemente assassinado em Criciúma”, afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato.

A Polícia Civil de Santa Catarina mobilizou 350 policiais civis que integram diversas unidades da Grande Florianópolis. A participação da PCSC começou com integrantes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), seguida pela equipe da Acadepol, Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) que é composta por 16 delegacias especializadas; policiais que atuam nas delegacias da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis.

Foto: Eduardo Valente/Secom

As policiais que atuam nas Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) estavam no pelotão PC Por Elas. Quem também despertou a atenção do público foi o binômio da Coordenadoria de Operações com Cães (COPC). O Serviço Aeropolicial (SAER) fez o acompanhamento aéreo do desfile da PCSC.

“O desfile de independência é um desfile extremamente importante, demonstra o patriotismo que tem que ser inerente ao povo brasileiro. A Polícia Civil, como uma instituição que tem 212 anos completados agora em 2024, tem uma função primordial que é investigação e o combate ao crime. Diante disso o patriotismo buscar aflorar essa necessidade de que cada cidadão cumpra as leis, siga o que está na nossa bandeira que é a ordem e o progresso”, explicou o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel.

O desfile do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi composto por um grupamento em marcha, com 400 homens e mulheres da corporação, entre bombeiros militares, comunitários, bombeiros mirins, e guarda-vidas civis, sob o comando do tenente-coronel BM Luis Gustavo dos Anjos. A sequência na avenida começou pela Banda de Música do CBMSC, regida pelo 1ºsargento Marcelo Augusto Menezes e formada em sua maior parte por bombeiros comunitários, ou seja, pessoas que prestam serviço voluntário ao CBMSC.

Na tropa formada, estavam dispostos bombeiros militares dos órgãos de direção e de execução, sendo estes entre integrantes das diretorias, 1° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede na Capital, do 10° Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em São José, além de cadetes e alunos do Centro de Ensino Bombeiro Militar. O grupamento a pé é composto pelo Estado-Maior, pela guarda de honra das bandeiras e do estandarte da Corporação, símbolo do CBMSC.

“Estamos trazendo um contingente importante de militares para festejar esse dia da nossa pátria. Dia de estar louvando todo o trabalho que foi feito desde o dia da Independência do Brasil, na união, na Constituição de um país forte. E o Corpo de Bombeiros tem a sua parcela de contribuição nisso, nesse dia de festas. Então estamos aqui com o um grande número de Bombeiros que vêm festejar o dia da pátria”, disse o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.

Defesa Civil, Polícia Científica e SAP também presentes

Foto: Eduardo Valente/Secom

Desfilaram ainda representantes da Polícia Penal, da Polícia Científica, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, da Guarda Municipal de Florianópolis, da Policia Rodoviária Federal e do Procon.

“A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil participando dessa data comemorativa, de uma data que é para todos nós brasileiros uma data fundamental, é motivo de orgulho é um dever cívico. E, sem dúvida nenhuma, mostrar a nossa capacidade, a nossa estrutura para toda a população, para a Proteção e Defesa Civil é um momento de alegria, de regozijo e de celebração como todos os brasileiros”, pontuou o secretário Fabiano de Souza.

“É uma alegria para todos os policiais científicos de Santa Catarina poderem participar desse desfile aqui em Florianópolis e nos desfiles que acontecem em todas as cidades pelo estado, representando o patriotismo de cada policial científico e o podendo mostrar as nossas viaturas, falar da nossa atividade, trazer os nossos familiares para estarem conosco nesse momento especial”, finalizou a perita-geral Andressa Boer Fronza.

O Desfile Cívico-Militar da Independência do Brasil terminou por volta das 11h30, com a passagem do Regimento de Polícia Militar Montada.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).