Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Verão: tempo de cuidado com a dengue em Jaraguá do Sul

Foto: divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

05/01/2024 - 14:01 - Atualizada em: 05/01/2024 - 15:32

Estamos na estação mais quente do ano, o verão. Por ser um período chuvoso e de forte calor, é justamente nesta época que o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, encontra as condições ideais para se proliferar. E com mais mosquitos, maior a chance de contaminação. Em Jaraguá do Sul, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica local, não houve morte em decorrência da dengue em 2023, mas foram confirmados 176 casos, numero que é 147% maior do que no ano anterior, quando foram confirmados 71 casos.

Outro dado que chama a atenção diz respeito às contaminações dentro do município, 89 pessoas, enquanto 87 contraíram em outras localidades. É a primeira vez que o número de casos autóctones (quando ocorre dentro do município) é maior do que os transmitidos em outras cidades. Outros 4 casos seguem em investigação. “Vários bairros já são considerados infestados, por isso é necessário o engajamento da população para eliminar pontos de água parada”, recomenda o Diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer.

Os bairros de Jaraguá do Sul com o maior número de focos do mosquito transmissor em 2023, foram:

– Ilha da Figueira 158

– Centro 150
– Vila Lenzi 140
– Barra do Rio Cerro 125
– Chico de Paulo 114
– Rau 114
– Jaraguá Esquerdo 113
– Vila Nova 112
– Vila Lalau 108
– Água Verde 88

Ao todo, foram encontrados 2.260 focos na cidade, número 81% maior que em 2022.

Dengue em SC
Dados recentes apontam para um aumento expressivo de casos em diversas regiões. Segundo números da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, o ano de 2023 fechou com 154 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti e 119.525 casos confirmados da doença, 42,8% a mais do que o ano anterior. Ao menos 38 cidades alcançaram o nível de epidemia. Foram confirmados 98 óbitos no estado, decorrentes da infecção com o vírus da dengue.

Cuidados
Manter ambientes limpos e isentos de recipientes que possam acumular água, são ações simples e de grande impacto na prevenção da doença. O uso de repelentes regularmente também é uma medida eficaz na prevenção de picadas do mosquito, principalmente em ambientes ao ar livre.

Sintomas
Os sintomas iniciais da Dengue, incluem dor muscular intensa, febre alta, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. Nestes casos é preciso manter-se bem hidratado e procurar assistência médica.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).