A frente fria associada a formação de um ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai favorece a intensificação dos ventos, que sopram de noroeste/oeste nesta quarta-feira (20), com velocidade entre 30 e 40 km/h, e rajadas em torno de 70 km/h, e pontuais acima desse nas áreas mais elevadas. Essa condição traz risco moderado para destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica nas áreas em amarelo do mapa.
A Defesa Civil recomenda:
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Fique longe das janelas.
Mar agitado
Devido ao processo de formação do ciclone extratropical, é esperada agitação marítima no Litoral Sul entre a noite desta terça (19) e a manhã da quarta-feira (20), com ondas entre 2,5 m e 3,0 m.
O risco é moderado para atividades como navegação e pesca. Além disso, a intensificação do vento nordeste provoca o recuo da maré na região do Litoral Sul catarinense, dificultando a entrada e saída do mar.
Recomendações para a população:
- Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a calçada/ciclovia.