Veja quando o Terminal da Barra do Rio Cerro ficará pronto

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Milena Natali

04/04/2024 - 08:04 - Atualizada em: 04/04/2024 - 08:41

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, prossegue com as obras de construção do Terminal de Passageiros no bairro Barra do Rio Cerro. No momento, está sendo finalizada a estrutura e fechamento do muro de divisa e as fundações da plataforma. Os trabalhos iniciaram em agosto de 2023 e a conclusão está prevista para agosto de 2024.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

De acordo com a Gerente de Projetos e Fiscalização de Obras, da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Fabieli Pilatti Mendes, também foi necessário fazer ajustes no projeto. “Após a escavação da área para execução das fundações, constatou-se a presença de água e profundidade superior ao indicado na sondagem do solo. Isso implicou na alteração do projeto estrutural”, explicou.

“Finalizada esta etapa, que é a mais difícil e demorada, serão instaladas as estruturas metálicas de sustentação e a cobertura, executados os fechamentos e instalações elétricas e hidrossanitárias. A obra inclui também a pavimentação de todo o entorno, mobiliário, paisagismo e acessibilidade”, completou.

O projeto foi desenvolvido pelos arquitetos e engenheiros da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, contemplando uma área total construída de 719,21 m², abrangendo a plataforma de embarque, sanitários e bilheteria.

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

O Prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, destaca que o novo terminal de integração da Barra do Rio Cerro, será um divisor de águas no transporte público do município.

“A Barra é hoje um dos bairros mais populosos da cidade e um importante ponto de passagem de outros bairros. Com o terminal pronto, os munícipes terão acesso aos ônibus a cada 30 minutos”, disse.

O imóvel com 3.493 m² foi adquirido pelo município em 2022, e fica na Rua Maria Hruschka Rubini, entre as ruas Ângelo Rubini e Feliciano Bortolini.

A construção do terminal de integração da Barra do Rio Cerro é o primeiro do município e atenderá as linhas vindas do Garibaldi, Jaraguá 84, Jaraguá 99, Barra do Rio Cerro, Rio da Luz, Rio Cerro I e Rio Cerro II, permitindo maior frequência de horários ao terminal central.