Veja onde procurar o atendimento de saúde que você precisa em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

11/12/2023 - 16:12 - Atualizada em: 12/12/2023 - 08:03

No sistema público de saúde (via SUS) existem vários tipos de atendimentos. Para que tudo funcione bem há uma organização em diferentes níveis de atenção e assistência à saúde. Para reduzir o tempo de espera do paciente, evitar transtornos ou deslocamentos desnecessários é importante que a população conheça esses serviços e saiba onde procurar pelo atendimento que precisa.

Atendimentos de rotina e prevenção de doenças são feitos nas UBSs (postos de saúde). Situações de risco à vida, que necessitem de intervenção imediata, devem ser feitos nos hospitais.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

São a porta de entrada do SUS, onde são realizados exames, consultas e acompanhamento médico, além de entrega de remédios e aplicação de vacinas. Quando necessário, o médico da unidade solicita o encaminhamento do paciente a outros serviços de saúde.

As consultas são agendadas e por demanda espontânea. As UBSs atendem em diferentes horários. Confira os endereços e horários de atendimento: clique aqui
Durante as férias coletivas de fim de ano haverá plantão em algumas unidades. Confira: clique aqui

Quando você deve procurar uma UBS

Procedimentos em geral:

-Troca de sondas e cateteres
-Realização de curativos
-Vacinação
-Exame laboratorial
-Teste rápido
-Curativo
-Nebulização
-Retirada de pontos
-Acompanhamento Bolsa Família
-Aferição de pressão arterial e glicemia

Atendimentos:

-Encaminhamentos para especialistas
-Confirmação de consultas e exames especializados
-Troca e renovação de receitas
-Acompanhamento Pré-Natal
-Preventivo
-Sintomas leves de gripe e resfriado
-Dor de garganta
-Dor de cabeça
-Dor de ouvido
-Dor na coluna
-Dor de barriga
-Dor de dente
-Febre
-Vômito e diarreia
-Acompanhamento de hipertensão e diabetes
-Atendimento de rotina (consulta, exame, tratamento, etc)
-Mal-estar
-Conjuntivite
-Unha encravada
-Traumas e ferimentos leves
-Tonturas

Serviços oferecidos pela UBS:

Consultas: médicos e enfermeiros realizam consultas para diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças para todas as faixas etárias. Em algumas unidades há a presença de especialista Pediatra.

Crianças e adolescentes: Acompanhamento de puericultura / avaliação do crescimento de desenvolvimento da criança / consulta de rotina / exames com médicos, enfermeiros e pediatras.

Atendimento de enfermagem: profissionais de enfermagem realizam procedimentos como vacinação, curativos, coleta de exames, triagem e orientações de saúde.

Atendimento odontológico: algumas UBS contam com serviços odontológicos, realizando desde procedimentos básicos de higiene até procedimentos mais complexos.

Ações de prevenção e promoção de saúde: campanhas de vacinação, ações para combate ao tabagismo, orientações sobre alimentação saudável, saúde na escola, saúde nas empresas, entre outras.

Acompanhamento de doenças crônicas: para pessoas com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, entre outras, realizando exames e orientando sobre a importância do controle da doença.

Distribuição de medicamentos: as farmácias básicas distribuem gratuitamente medicamentos prescritos pelos profissionais do SUS.

Pronto-Socorro

Unidade que deve atender casos de alta complexidade, urgências e emergências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, ortopédicas e neurológicas encaminhados pelas UBSs ou levadas por ambulâncias. Tem mais recursos tecnológicos de intervenção que uma unidade de saúde. Funciona diariamente, 24 horas. A gravidade do risco – e não a ordem de chegada – determina a rapidez com que o paciente será atendido.

Quando você deve procurar um hospital

Casos de risco à vida, como:

-Acidentes graves de trânsito
-Suspeitas de infarto, acidente vascular cerebral, entre outros
-Situações que necessitem de intervenção médica imediata

Foto: Divulgação/PMJS

Serviços oferecidos pelos hospitais:

-Atendimento de urgência e emergência: destinado para pacientes que apresentam problemas de saúde graves e precisam de tratamento imediato.
-Internação hospitalar: disponibilidade de leitos para internação de pacientes que precisam de tratamento mais prolongado.

Atendimento especializado: os hospitais contam com médicos especialistas em diversas áreas, que realizam consultas e procedimentos específicos para diagnóstico e tratamento de doenças. Sempre com indicação ou encaminhamento médico.

Exames de diagnóstico: exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância magnética, endoscopia, entre outros, para auxiliar no diagnóstico e tratamento das doenças. Sempre com indicação ou encaminhamento médico.
Cirurgias: realização de procedimentos cirúrgicos em pacientes que precisam de intervenção para tratamento de doenças.

Pediatria

Em caso de necessidade de atendimento para crianças, a pessoa deve procurar sua UBS de referência, de acordo com o horário de funcionamento da unidade. Em casos de urgência e emergência, o Hospital Jaraguá é a referência.

Notícias no celular

Whatsapp