Começa na próxima semana a vacinação contra a gripe em todo o país, para crianças de seis meses a seis anos, gestantes e idosos, a partir dos 60 anos.
Em 2025, a vacina passa a fazer parte do esquema de imunização do SUS de forma permanente. Ou seja, a proteção vai ficar disponível ao longo do ano para esse público-alvo, e não apenas em campanhas sazonais.
Para os demais grupos, como os profissionais de saúde, professores e pessoas com doenças crônicas, a aplicação vacina contra a influenza terá estratégias especiais.
Além desta, outras mudanças foram adotadas para 2025 pelo Ministério da Saúde. No combate à poliomielite, a famosa gotinha foi substituída pela vacina inativada, que é injetável, para primeira dose e reforço.
Já o imunizante contra o rotavírus teve o período para aplicação das doses ampliado. Agora, a primeira dose, indicada aos dois meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses, enquanto a segunda dose passou dos quatro meses para até 23 meses.
* Com informações da Agência Brasil
SC tem o único destino brasileiro entre os mais acolhedores do mundo em 2025