O Governo de Morro da Fumaça, através da Secretaria Municipal do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social, dará início à Campanha de Vacinação contra Influenza 2023 na próxima segunda-feira (10). A imunização, também conhecida como vacina da gripe, será oferecida somente para os grupos prioritários.
Conforme a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, a campanha acontece em apenas uma etapa. “Todos os moradores incluídos nos grupos prioritários poderão se vacinar contra a gripe a partir da próxima segunda-feira”, afirma. A imunização estará disponível exclusivamente aos grupos até o dia 31 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município com Sala de Vacina. Para garantir a cobertura vacinal, as unidades irão atender em horário estendido em dias específicos.
A secretária reforça a importância da vacinação e para que a população busque pelo imunizante. “A campanha tem como objetivo reduzir a circulação do vírus da gripe para diminuir e, inclusive, evitar que a doença se agrave para pneumonia, sinusite, entre outros problemas. Precisamos do apoio dos moradores para isso”, ressalta.
Grupos prioritários
Conforme determinação do Ministério da Saúde, 14 grupos foram considerados prioritários para serem imunizados e, assim, reduzir a contaminação pelo vírus da gripe na população.
Confira:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5a 11m 29d);
-
Trabalhadores da Saúde;
-
Gestantes e Puérperas;
-
Professores do ensino básico e superior;
-
Povos indígenas (aldeados, residem em terras e agrupamentos não homologados e indígenas vivendo fora de terras indígenas);
-
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
-
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
-
Profissionais das Forças Armadas;
-
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
-
Pessoas com deficiência permanente;
-
Caminhoneiros;
-
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
-
Trabalhadores Portuários;
-
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Horário estendido das UBS’s
Para garantir a cobertura vacinal, a Secretaria Municipal do Sistemas de Saúde e do Desenvolvimento Social vai estender o horário de atendimento das unidades. Durante o período de campanha, em dias específicos, as UBSs irão funcionar até às 19h.
Seis unidades vão ampliar o horário de atendimento nas quartas-feiras e uma nas sextas-feiras. E outras duas UBSs irão ampliar o horário em dois dias específicos.
UBS abertas até às 19h na quarta-feira:
-
Central;
-
COHAB;
-
Estação Cocal;
-
Graziela;
-
Naspolini;
-
Valsechi.
UBS abertas até às 19h na sexta-feira:
-
Mina Fluorita.
UBS aberta até às 19h nos dias 19/04 e 10/05:
-
Linha Torres.
UBS aberta até às 19h nos dias 26/04 e 24/05:
-
Linha Cabral.