Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Uso de cosméticos vencidos: entenda os perigos e riscos à saúde

Foto: Freepik

Por: Priscila Horvat

15/01/2025 - 15:01 - Atualizada em: 15/01/2025 - 15:32

Você sabia que o uso de cosméticos vencidos pode trazer sérios riscos à saúde? Isso é válido mesmo que o produto nunca tenha sido aberto ou utilizado e esteja bem conservado.

O Brasil, que ocupa o quarto lugar no ranking mundial de consumo de produtos de beleza e cuidados pessoais, de acordo com o Euromonitor International, conta com uma grande variedade de itens na indústria de cosméticos, como batons, cremes multifuncionais e finalizadores capilares.

Porém, nos últimos tempos, também tem crescido a demanda por cosméticos ecológicos e sem origem animal, um indício de que as pessoas estão mais atentas com o tipo de produto que utilizam. No entanto, de nada adianta querer utilizar um cosmético mais ‘clean’ se não se atentar à validade desses produtos.

Os prazos de validade dos cosméticos existem porque os fabricantes realizam testes de estabilidade para garantir a segurança do consumidor. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige esses testes para prever a degradação dos componentes do produto e determinar o prazo ideal de uso.

Mesmo que o cosmético seja bem armazenado, alterações podem ocorrer dentro do período de validade, especialmente se o produto for mal-conservado. Eles podem sofrer alterações na cor, textura, cheiro, eficácia e, claro, ainda causar alergias e outros malefícios para quem utilizá-lo.

Usar cosméticos fora do prazo de validade não é recomendado, pois os componentes do produto podem se degradar, aumentando o risco de reações alérgicas na pele. Além disso, a fabricante não se responsabiliza pelo uso de produtos fora da validade, e o efeito do cosmético pode ser comprometido.

O uso de produtos vencidos pode provocar desde simples irritações até inflamações mais graves ou infecções causadas por fungos e bactérias.

O protetor solar, por exemplo, perde a eficácia após a data de validade, além de poder causar irritações na pele. A exposição ao calor e a outros fatores que afetam a estabilidade do produto durante o manuseio podem acelerar essa degradação.

Por isso, é importante consumir o produto dentro do prazo indicado e garantir que ele seja bem armazenado, para que continue funcionando de forma adequada.

Os perfumes também têm data de validade, que pode variar de acordo com a composição química de cada essência e as condições de armazenamento. Quando vencidos, eles podem perder a fragrância aos poucos e até se tornar menos eficazes. Se ainda estiverem com boa aparência e cheiro, podem ser usados como aromatizadores de ambiente.

Os produtos para cabelo também merecem atenção na data de validade, assim como outros cosméticos. Eles devem ser evitados, pois podem causar reações alérgicas, incluindo problemas no couro cabeludo, como inflamações e até queda de cabelo.

A maquiagem também entra nessa lista. Batons, cremes e os diversos pós coloridos, como blushes e sombras, podem, inclusive, deixar a aparência da make craquelada quando usados fora da validade. Já os produtos utilizados na área dos olhos, como rímel e lápis, podem causar alergias oculares.

Comprar produtos próximos do vencimento pode ser arriscado, especialmente se o consumidor não tiver certeza de que vai usá-los rapidamente. Se o produto estiver bem embalado e não apresentar alterações, ainda é possível utilizá-lo, mas a recomendação é avaliar se realmente há necessidade de adquiri-lo. Muitas vezes, com a vontade de fazer uma economia e aproveitar a promoção, pode haver desperdício ao produto vencer rapidamente e não dar tempo de usá-lo.

Por segurança, seja da pele ou dos cabelos, a melhor opção é sempre respeitar o prazo de validade dos cosméticos, evitando riscos desnecessários.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp