A primeira Usina de Asfalto de Içara já está em funcionamento. Na manhã desta terça-feira (13) o maquinário produziu a primeira massa asfáltica para a reperfilagem e a pavimentação (capa asfáltica) da rua Nereu Ramos, no centro da cidade. O investimento total para a aquisição da usina dos complementos para o seu funcionamento é de R$ 5,5 milhões. A usina vai produzir de 20 a 40 toneladas de massa asfáltica por hora.
“O maquinário da Usina de Asfalto começou a ser utilizado no final do mês de outubro na recuperação de ruas com as lajotas em péssimas condições de trafegabilidade, mas agora iniciamos a produção própria de massa asfáltica e, assim, oferecendo um novo serviço à nossa cidade. Além disso, com a Usina vamos poder avançar mais em pavimentações, pois conseguiremos fazer mais e mais barato”, destacou a prefeita Dalvania Cardoso, acrescentando: A usina é a marca da conquista de um sonho, pois o asfalto traz dignidade e saúde para as pessoas”.
Também em andamento o recapeamento de outras duas ruas: Afonso Guglielmi, em Vila Nova, e Antônio Guglielmi, no bairro Jaqueline. Já a rua Esmeraldina de Souza Batista, no Raichaski, está finalizada e devidamente sinalizada.
“O pontapé inicial do programa municipal de pavimentação com execução própria já iniciou. Hoje e amanhã estaremos produzindo a massa dentro da entrega técnica da usina. A programação é a de produzir o material fazer a reperfilagem e, na sequência, colocar a capa asfáltica. Além da agilidade no processo de pavimentação, com a economia gerada com a usina o município poderá fazer mais obras e levar melhorias para mais içarenses com os recursos captados”, colocou o Gestor de Convênios, Israel Rabelo.
Máquinas novas no trabalho
Além da usina de asfalto de Içara, também foi adquirido um rolo compactador combinado chapa pneu que realiza o trabalho de acabamento da capa asfáltica; máquina vibroacabadora, que faz a aplicação do pavimento, assentamento e revestimento final do asfalto; três tanques de emulsão; balança de precisão e a mini pá carregadeira com implementos para fazer a parte de limpeza e fresagem, que é a retirada do asfalto antigo durante a manutenção do pavimento.
O processo próprio de pavimentação ainda conta com três caminhões (dois caçamba basculante e um espargidor). Estes caminhões já estão servindo o Município nos trabalhos de manutenção da infraestrutura da cidade. Além disso, a proposta soma três camionetes utilitárias que dão o suporte na logística dos profissionais e equipamentos.