A Diretoria Executiva e o Conselho de Administração da Petrobras aprovaram a nova estrutura da Universidade Petrobras (UP), centro de formação e qualificação para empregados da companhia.
A partir de 1 de setembro, a instituição, que estava descentralizada nas áreas de negócio e áreas corporativas, será ligada diretamente à Diretoria de Assuntos Corporativos. A Nova UP, como vem sendo chamada, concentrará as Academias e fortalecerá os processos de capacitação e desenvolvimento de pessoas e suas competências, além da gestão do conhecimento.
A reestruturação da UP trará ganhos significativos em eficiência e otimização para a Petrobras. A transição está sendo feita por meio de um grupo de gestão da mudança, com alterações progressivas nos processos de treinamento e desenvolvimento. No momento inicial, a oferta de treinamentos não será impactada.
“Nossa competência técnica está nas pessoas e vamos valorizar a capacitação e a retenção de conhecimentos e talentos. Queremos garantir que o conhecimento desenvolvido e acumulado na companhia durante toda a sua trajetória seja mantido, disseminado e potencializado. E que as pessoas tenham oportunidades de crescimento e desenvolvimento em suas carreiras”, declarou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
À frente da Diretoria de Assuntos Corporativos, a qual a nova UP responderá diretamente, a diretora Clarice Coppetti destacou que a Petrobras tem orgulho de contar com profissionais que são especialistas em suas áreas e como a UP será fundamental para gerir e aprofundar o conhecimento já adquirido, além de firmar parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa de referência.
“O movimento de fortalecimento da UP serve também para alinhá-la à nossa visão de empresa integrada de energia em meio à transição energética. É uma ação estratégica para enfrentarmos os desafios atuais e futuros com eficácia. Investir em educação continuada é investir no nosso empregado e em próximos passos seguros para a companhia”, disse a diretora.