Unidades de Saúde promovem ação preventiva sobre o câncer bucal em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

27/11/2023 - 14:11 - Atualizada em: 27/11/2023 - 14:15

No último sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde conduziu uma iniciativa preventiva em relação ao câncer bucal. O evento incluiu avaliações odontológicas realizadas em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs Wolfgang Weege, Caic, Ilha da Figueira e Vila Lenzi).

A diretora de Assistência Primária à Saúde, Amanda de Lemos Mello, destaca que a ação visava identificar pacientes com hábitos de risco, especialmente relacionados ao tabagismo e etilismo, com base em informações fornecidas pelo sistema Radar Saúde, que analisa indicadores, e por agentes comunitárias de saúde. Antes das consultas, foi realizado contato telefônico com as pessoas desses grupos para explicar o propósito da avaliação.

O câncer bucal pode se manifestar em diversas áreas, como gengivas, bochechas, palato (céu da boca) e língua. O diagnóstico precoce é crucial para a cura da doença, pois quando detectado no início, as chances de cura chegam a 95%, conforme dados do INCA. No entanto, se o paciente apresenta sintomas avançados, como dor ou dificuldade de movimentar a língua, a probabilidade de cura diminui para 45%.

A dentista assistente técnica da Secretaria de Saúde, Caroline Lieberknecht Harati, ressalta a importância da avaliação realizada por profissionais da área, uma vez que o câncer bucal pode ser silencioso nos estágios iniciais, sem apresentar sintomas.

Além do foco no câncer bucal, a enfermeira Daniela Boll, idealizadora da ação, destaca que as avaliações proporcionaram diagnóstico e orientações para diversas outras situações, como cuidados com próteses, candidíase oral, hiperplasias inflamatórias, liquen plano, entre outras. Apesar dos esforços para agendar as consultas previamente, houve casos de absenteísmo, com cerca de 60 avaliações oferecidas durante o evento.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, enfatiza a importância desse tipo de ação preventiva, destacando o comprometimento necessário da população para o sucesso contínuo do trabalho de prevenção da equipe de saúde.