Unidades de Saúde de Içara promovem Outubro Rosa com acesso facilitado a exames preventivos de câncer de mama

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

02/10/2023 - 21:10

A partir dessa segunda-feira (2) as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Içara entrarão em mobilização para o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês, as USFs estarão disponibilizando um acesso facilitado para as mulheres realizarem os exames preventivos contra o câncer de mama.

A prevenção é fundamental para detectar possíveis alterações nas mamas, mesmo que sejam muito pequenas. O Ministério da Saúde preconiza que a partir dos 40 anos, o exame clínico de mamas (realizado por médico ou enfermeiro) seja realizado anualmente. Além disso, as mulheres são aconselhadas a aumentar a percepção sobre o próprio corpo, auxiliando na identificação de variações naturais e suspeitas.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, por isso é essencial conscientizar sobre a importância da prevenção. Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara, ressalta a necessidade de agir preventivamente: “Ao ser descoberta no início, a doença tem uma taxa de letalidade muito mais baixa.”

No terceiro sábado do mês, dia 21 de outubro, todas as Unidades de Saúde de Içara abrirão suas portas para um Dia D de conscientização. A ação é voltada para toda a família e incluirá uma campanha multivacinação, visando à atualização das carteirinhas de vacinação. Durante o evento, serão oferecidos atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, além da realização de exames.