Autoridades do município participaram na manhã desta segunda-feira (25) da solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação da UBS Santa Luzia (Unidade Básica de Saúde Ana Pretti Pedry), em Jaraguá do Sul.
Além da revitalização dos espaços, a unidade ganhou uma central de esterilização ampliada, três novos consultórios, uma sala para os agentes comunitários de saúde, um espaço para dispensário de medicamentos e uma sala multiuso para grupos e capacitações.
Em seu pronunciamento, o prefeito Jair Franzner destacou o cronograma de revitalização das Unidades Básicas de Saúde, com objetivo de modernizar as estruturas e oferecer mais conforto e segurança para pacientes e servidores. Ele citou ainda o retorno dos atendimentos da UBS Rio Molha para sua sede oficial, também nesta segunda-feira, e da UBS Estrada Nova, que voltará a atender na próxima quinta-feira (28), após obras de reforma e ampliação. O prefeito mencionou ainda a criação de um novo Pronto Atendimento no local onde hoje funciona o Centro Dengue, na Vila Lenzi, com previsão de início em setembro.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul
“Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais nossos serviços em saúde. Buscamos alternativas para garantir um atendimento de qualidade, com eficiência e resolutividade. E pretendemos ampliar ainda mais nossa rede de serviços”, salientou o prefeito.
O município investiu mais de R$ 1 milhão na UBS Santa Luzia, por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), que promove um importante trabalho de inserção de estudantes na rede de saúde.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul
A UBS possui 4.480 pessoas cadastradas, sendo 614 idosos (60+), dezenas de gestantes, mais de 230 crianças de 2 a 12 anos e mais de mil pessoas com doenças crônicas. A equipe é formada por enfermeira, médicos da Estratégia de Saúde da Família, residente de medicina, técnicos de enfermagem, vacinador, agente comunitário de saúde, atendente de recepção, dentista, auxiliar de odontologia e agente de limpeza.
“Temos um olhar muito atento para a Atenção Básica. UBSs bem equipadas, focadas em prevenção, investigação de doenças, tratamento e acompanhamento de casos crônicos. É para isso que as unidades de saúde foram criadas”, explicou o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul