A egressa do curso de Artes Visuais da Unesc, Pauline Silvério de Sá, criou um momento único de conexão durante a espera pelo Vicente.
Como parte das atividades do Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar (Pamif) da Unesc, Pauline e suas filhas, Valentina e Antonia, compartilharam momentos especiais em família nesta quarta-feira (28), participando de uma sessão de pintura gestacional oferecida pelo Programa para encerrar o semestre.
Pauline expressou a importância desses momentos em família, enfatizando que, embora sejam especiais apenas entre eles, poder incluir outros familiares torna tudo ainda mais extraordinário.
“Esse projeto é lindo e estar finalizando com essa pintura é encantador”, disse Pauline.
Durante o book de fotos, a barriga de Pauline foi decorada com o desenho do pequeno Vicente.
A arte ficou por conta das doulas com a contribuição das filhas, resultando em uma pintura singular, incluindo o sol, mãos, nuvens e um coração, que enriqueceram a arte gestacional.
O Pamif conta com a participação dos cursos de Artes Visuais, Enfermagem, Direito, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia, oferecendo encontros semanais gratuitos.
Sob coordenação da professora Ariete Inês Minetto, responsável pelo Projeto e pelo curso de Fisioterapia da Universidade, as atividades visam capacitar as famílias nos aspectos emocionais relacionados à chegada da criança e conscientizar sobre o papel de cada membro na construção de um ambiente familiar saudável.
O programa também ensina tarefas práticas e contribui para o preparo físico da gestante.
Entre as atividades propostas, estão a prática de yoga, rodas de conversa e exercícios de fisioterapia aquática, que são realizados nas Clínicas Integradas da Unesc, proporcionando uma estrutura adequada para os encontros.
Uma jornada de apoio familiar ao longo dos anos
Há 19 anos, o Pamif tem sido uma fonte de suporte para famílias, contando com a coordenação da equipe composta pela coordenadora do Programa, quatro bolsistas, residentes multiprofissionais e voluntários em encontros realizados às quartas-feiras a partir das 14h. Além disso, a partir das 15h, é oferecida a hidroterapia, com o auxílio dedicado dos acadêmicos de Fisioterapia.
“Nessa atividade, são abordadas questões como alívio das dores e inchaços frequentes durante a gestação. O objetivo é proporcionar um momento de cuidado e bem-estar para as gestantes, promovendo o alívio físico e o relaxamento necessário nessa fase especial da vida”, mencionou a bolsista e acadêmica de Psicologia, Rosecleia Lopes Kczmarek.
Além disso, a hidroterapia, conforme ela, oferece benefícios para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
“Essa prática promove um valioso contato afetivo entre pais e filhos durante a atividade aquática, proporcionando momentos de carinho, diversão e interação significativa. É uma experiência enriquecedora para toda a família”, complementou ela.
Semestre
As ações do Pamif são realizadas a cada semestre, garantindo uma abordagem completa ao longo de toda a gestação. O programa acolhe gestantes em qualquer momento de sua jornada, proporcionando apoio desde o início até o pós-parto.
Neste semestre, cerca de 20 mães participaram das atividades que são gratuitas. Uma das exigências para a participação no Programa é que as mães estejam em acompanhamento médico, assegurando um cuidado abrangente e integrado durante a gestação.
Os interessados em conhecer mais sobre o Pamif podem entrar em contato por meio do telefone (48) 3431-2654 ou no Whatsapp pelo (48) 3431-2652.