A última turma do projeto de Defesa Pessoal para Mulheres, implantado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma em fevereiro, teve sua aula de encerramento nesta quarta-feira (29), no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi. As inscrições para as novas turmas devem ser anunciadas a partir de fevereiro de 2026.
Assim como nas duas turmas anteriores, ao final do último encontro com o professor de karatê João Cândido, as participantes tiveram uma palestra com um profissional da área de segurança. Desta vez o convidado foi o Sargento do Corpo de Bombeiros Maycon da Rosa Nesi, que fez uma demonstração sobre primeiros socorros a crianças e adultos.
Em seguida, aconteceu a tradicional entrega dos certificados, realizada pela presidente da FME, Robinalva Ferreira, e pelo prefeito de Criciúma, Vagner Espindola. “É uma satisfação ver que essa iniciativa tem sido tão procurada nesses últimos meses, fazendo com que mais mulheres recebam instruções que lhes dão mais segurança. Essa ideia deu certo e continuará em 2026, para que outras mulheres possam participar e aprender a se defender”, ressaltou o prefeito.
Para a presidente da FME, Robinalva Ferreira, o projeto de defesa pessoal para mulheres foi uma das ações de grande impacto realizadas neste ano. “Nossas equipes e atletas tiveram importantes conquistas e a cidade recebeu eventos esportivos de grande porte, mas esses encontros, onde dezenas de mulheres aprenderam a se defender de um assédio ou agressão, também são um grande feito. Uma mulher que sabe se defender também pode intervir em favor de outras pessoas e isso é uma função social importante que a FME conseguiu apresentar à comunidade com bons resultados”, destacou Robinalva.
