Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Última semana para obras nos cemitérios antes do Dia de Finados em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Gabriel JR

20/10/2025 - 10:10 - Atualizada em: 20/10/2025 - 10:53

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Administração, reforça a respeito do calendário com as datas referentes às permissões de serviços de construção ou reformas em túmulos e jazigos nos cemitérios municipais – devido a proximidade do Dia de Finados (2 de novembro). O calendário também estabelece algumas restrições, a partir de 27 de outubro até 4 de novembro.

Cronograma

– Até o próximo domingo (26), será permitida a utilização de mangueiras e lavadoras de alta pressão;

– A partir de segunda-feira (27), somente será permitido lavação manual e o uso de baldes para transporte de água. Também é a data limite para construção ou reforma de túmulos e jazigos. Devem ser recolhidas as sobras de materiais utilizados para a construção e descartados adequadamente o entulho existente. Serão permitidos apenas serviços necessários para sepultamentos;

– A partir de 3 de novembro (segunda-feira): Os serviços de construção e reforma poderão ser retomados.

A orientação é para que as pessoas fiquem atentas e sigam os prazos estabelecidos, tomando as devidas precauções durante os serviços, para evitar transtornos nas celebrações de Finados.

Licença para obras

Para a realização de qualquer serviço de construção, manutenção ou reforma em túmulos ou jazigos, é obrigatório o requerimento de licença, junto à Central Municipal de Serviços Funerários e de Cemitérios, localizada a Rua Reinoldo Rau, 550 – Centro. Telefone (47) 3409-0299

Horários
Os cemitérios municipais podem ser visitados diariamente das 7h às 18h. Excepcionalmente, nos dias que antecedem o Dia de Finados, o horário será estendido até as 20h. A orientação é para que menores de idade não permaneçam nos cemitérios desacompanhados de um adulto responsável.

Informações adicionais

Visando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre de chikungunya, febre amarela e zika, é proibido:

– Vasos ou recipientes de vidro;

– Vasos ou velários que mantenham água acumulada;

– Arranjos, vasos e recipientes envoltos com embalagem decorativa (recobertos por celofane, por exemplo);

– Colocação de vasos com água no interior dos jazigos.

Após o feriado, serão feitos mutirões para eliminar os materiais que acumulem água, em reforço às vistorias semanais. Coroas e vasos de flores naturais são removidos tão logo comecem a murchar. Lembrando que os ovos do mosquito podem sobreviver por até 450 dias em local seco e eclodir em cerca de 30 minutos de submersão, chegando a fase adulta após 7 a 10 dias.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação