Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

UFSC recebe exposição sobre a vida e a obra de Fritz Müller

Foto: divulgação UFSC

Por: Elisângela Pezzutti

03/04/2023 - 10:04 - Atualizada em: 03/04/2023 - 10:40

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, até o dia 25 de abril, a exposição “De Repente, Extraordiária!”, uma mostra que evidencia a vida e obra de Fritz Müller e sua especial parceria com Charles Darwin. As obras a serem expostas oferecem a exuberância da natureza catarinense pelo olhar de Fritz, à luz das ideias de Darwin. A exposição está no Hall da Reitoria, no Campus de Florianópolis, no bairro da Trindade, aberta diariamente, das 8 às 19h.

Durante a abertura, na sexta-feira (31), ocorreu o lançamento dos livros “A Vida de Fritz Müller”, de Alfred Möller, e “O Reino das Aztecas”, de Maria Cristina Tonussi, com distribuição gratuita aos visitantes. A data da abertura também é o 201º aniversário do nascimento do naturalista.

Nascido na Alemanha, Fritz Müller viveu a maior parte de sua vida em Santa Catarina, onde produziu diversos estudos científicos, com impacto mundial. Foi um dos colaboradores do britânico Charles Darwin, com quem trocou correspondência por 17 anos. Por isso, criada em alusão aos 200 anos de Fritz, a exposição De Repente, Extraordinária! faz uma homenagem à história do estudioso e suas descobertas, destacando sua relação com Darwin. Müller é, até hoje, o autor brasileiro com maior número de publicações em revistas internacionais.

Nesta edição, a exposição conta com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin 200 anos, com parceria da UFSC, por meio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), do Consulado Alemão e da Embaixada Britânica em Brasília, além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A realização da mostra na UFSC foi possível por meio de um projeto de extensão, com o envolvimento de docentes e estudantes do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

A exposição tem produção de Glória Weissheimer e curadoria de Paula Gargioni.

Fonte: site UFSC

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.