A UFSC é a melhor universidade de Santa Catarina e a quarta melhor universidade federal do Brasil, segundo dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados na última terça-feira, 28 de março.
Agora, o MEC divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se destacou em ambos e é a única instituição de Santa Catarina a ter atingido nota máxima (5).
O indíce é baseado em quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que fazem parte do ciclo de resultados calculados com base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
O último ciclo de avaliações, de 2021, teve uma parte dos resultados divulgados em setembro, quando a UFSC já havia se destacado por ter cerca de 80% dos cursos avaliados com notas máximas.
Além disso, entre as melhores ranqueadas, é a instituição que teve o maior número de cursos com CPC no triênio, um total de 70.
Para a pró-reitora de Graduação e Educação Básica da UFSC, Dilceane Carraro, os bons resultados alcançados na avaliação divulgada na última semana refletem o trabalho sério e dedicado da comunidade universitária, “sobretudo dos servidores docentes e técnico-administrativos que atuaram para garantir a qualidade dos cursos de graduação avaliados”.
O IGC é calculado a partir da média do CPC, considerando o último ciclo do Enade; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (Graduação ou Pós-Graduação stricto sensu).
Em 2021, a UFSC obteve um IGC contínuo de 4,14 e melhorou esse número, subindo para 4,197. Isso a colocou no seleto grupo das 46 instituições que garantiram o conceito máximo. Entre todas as instituições públicas – contabilizando-se institutos, faculdades e universidades estaduais, a federal de SC também se destaca, com o sétimo melhor desempenho.
Segundo o MEC, do total de instituições que participaram desta edição, 87% são privadas e 13%, públicas. A maioria (71,4%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (16,5%) e das universidades (10,1%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 2% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição.
Cursos da UFSC têm avaliação superior à média nacional
O IGC também situa a UFSC como a melhor universidade de Santa Catarina, a única a obter a nota máxima na avaliação. Em comparação ao Brasil, os cursos avaliados no último ciclo também se destacam, todos com desempenho superior à média nacional. Ainda, a instituição, pelo índice IGC, é a segunda mais bem avaliada de todo o Sul do país.
As instituições de ensino federais alcançaram melhor desempenho no indicador: na faixa quatro, foi registrada uma concentração de 72 instituições do total de 111 avaliadas (64,9%). Além da UFSC, outras 14 na categoria “pública federal” também foram avaliadas com nota 5.
Uma das características desse ranking é que ele avaliou pelo menos 17 cursos de licenciatura. “A partir do cálculo dos indicadores, é possível mensurar o desempenho dos estudantes recém graduados e, consequentemente, avaliar a qualidade do processo formativo dos professores”, informa o site do MEC.
“Os cursos de licenciatura passam por substantivos desafios relacionados às diretrizes e normativas nacionais e resistem formando profissionais com qualidade e compromisso ético. Esse resultado nos orgulha e motiva a continuar defendendo a educação pública e o ensino de qualidade”, complementa a pró-reitora.