Udesc está em ranking global de melhores universidades pelo quinto ano seguido

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

29/09/2023 - 08:09 - Atualizada em: 29/09/2023 - 08:21

Pelo quinto ano seguido, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi classificada entre as melhores universidades do mundo no ranking da organização Times Higher Education (THE). A lista divulgada avaliou 1.904 universidades de 108 países. Acesse o ranking.

Liderada pela britânica Universidade de Oxford pelo oitavo ano seguido, a nova lista do THE World University Rankings traz 56 universidades brasileiras (número que vem em queda: foram 62 no ano passado e 70 em 2021).

“Estar entre as 56 universidades brasileiras presentes em um dos rankings mais importantes do mundo mostra, além da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação da Udesc, os resultados da crescente internacionalização da Universidade dos Catarinenses em todas as áreas, inclusive na extensão”, destaca o reitor, Dilmar Baretta.

“O Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, por exemplo, maior ação extensionista da universidade, contou com rondonistas de outros cinco países na operação que fez no Meio-Oeste catarinense neste ano”, cita Baretta, que destaca ainda as parcerias e o apoio institucional crescente para intercâmbios no ensino de graduação e de pós-graduação e na pesquisa.

Indicadores

O levantamento da THE é elaborado a partir de 13 indicadores que abordam cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização.

Para o ranking deste ano, foram analisadas mais de 134 milhões de citações em 16,5 milhões de publicações científicas e aplicados questionários com mais de 68 mil acadêmicos em todo o mundo.

Outros rankings

A Udesc já obteve destaque em três outros rankings elaborados pela THE: no Latin American University Ranking, levantamento de melhores instituições de ensino superior da América Latina; no THE Emerging Economies Rankings, com universidades de países de economias emergentes; e no Golden Age University Rankings, que avalia instituições entre 50 e 75 anos de existência.

Em 2022, a universidade também apareceu pela primeira vez no QS World University Ranking, organizado pela QS Top Universities.

Notícias no celular

Whatsapp