UBS Nereu Ramos promove ação voluntária de doação de sangue

Por: Pedro Leal

07/07/2023 - 15:07 - Atualizada em: 07/07/2023 - 15:56

Alusivo ao mês do doador de sangue (em junho), a equipe da Unidade de Saúde Padre Antônio Echelmeyer, de Nereu Ramos, organizou junto à comunidade a anual ação voluntária de doação de sangue na unidade do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) de Jaraguá do Sul.

Conforme a enfermeira supervisora da Unidade de Saúde Luciane Mahlsdet, a iniciativa visa sensibilizar a comunidade para a importância e necessidade da doação de sangue, e vem ocorrendo desde 2015, ocasião em que o índice de doações de sangue estava deficitário.

Gisele Morriesen dos Santos, agente comunitária de saúde da Unidade, envolvida diretamente na organização, conta que a divulgação para a busca de voluntários ocorreu tanto na Unidade de Saúde, quanto nos estabelecimentos comerciais do bairro e nas visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde da equipe.

Após busca dos voluntários, foi feito o agendamento junto ao Hemosc. Na ocasião, os voluntários foram recepcionados na Unidade de Saúde com o café da manhã e o deslocamento ao Hemosc se deu com o apoio do transporte disponibilizado pela Secretaria de Saúde.

“É muito gratificante levar essas pessoas para fazerem um ato de amor e salvarem vidas. Hoje com a correria do dia a dia não conseguimos parar e refletir o quanto essa ação significa na vida de pessoas que estão precisando urgente de uma doação sanguínea, uma ação que em poucos minutos transforma a vida de muitos”, ressalta.

A voluntária Cheila Cadoná fala sobre o significado de participar dessa ação. “Compartilhar amor em forma de doação faz parte do meu estilo de vida. Sou doadora de sangue há três anos, me sinto uma privilegiada por mais uma vez doar neste dia. Agradeço à equipe da Unidade Básica de Saúde de Nereu pelo apoio, pela organização e incentivo em nos levar para realizar a doação de sangue”.

“Quando fazemos o bem recebemos ele de volta e nunca sabemos o dia de amanhã. Me sinto diferente toda vez que venho fazer essa boa ação. Comecei ano passado com a ação do nosso posto de saúde, e vir com tudo marcado, com o transporte fica até mais fácil. A Gisele foi a pessoa que me incentivou a começar e agradeço a ela e à equipe”, afirma a doadora Fyama Kamchen.

Conforme a equipe da Unidade de Saúde, o intuito dessa ação de doação de sangue é buscar a cada ano novos doadores e continuar incentivando e motivando aqueles que já são doadores de sangue, favorecendo assim o Hemosc e a população que necessita.

A supervisora de Unidades de Saúde, Aline Georg, enfatiza que é fundamental realizar estas ações de promoção de saúde na Atenção Primária, contribuindo efetivamente para a saúde da população, visto que uma única doação de sangue voluntária pode ajudar a salvar até quatro vidas.

Conforme o secretário de Saúde, Alceu Moretti, espera-se que o estímulo dos profissionais de saúde aumente a conscientização da comunidade para este tema, de forma que os índices de doação aumentem, e o banco de sangue consiga suprir a necessidade.

A equipe da Unidade de Saúde agradece o compromisso assumido pelos voluntários, o apoio da Secretaria de Saúde e a parceria com o Hemosc e espera que a doação de sangue se torne uma atitude habitual e de responsabilidade coletiva.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).