De forma improvisada, com cones demarcando o caminho e jeito de obra ainda inacabada, a nova ponte da Lagoa da Conceição, na região Leste da Ilha, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (4), em Florianópolis. O investimento é de R$ 53 milhões, numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital.
A abertura parcial da estrutura, asfaltada, iluminada e sinalizada, aconteceu por volta das 8h30. Alguns usuários reportaram lentidão no trânsito, mas muitos reconheceram que a curiosidade em torno do novo equipamento pode ter contribuído para o fluxo travado de veículos.
Na nova dinâmica de trânsito, os motoristas que estiverem na Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404), no Centrinho, e quiserem ingressar na travessia devem passar pela lateral da rótula na cabeceira do Centrinho (temporariamente pela direita, na contramão), na altura da Rua Manoel Isidoro da Silveira, e seguir em direção à nova ponte, onde vão circular pela faixa direita da estrutura.

Foto: Andy Puerari/PM
Conforme um motorista, que preferiu não ser identificado, há um poste no início das Rendeiras que pode causar problemas, em função da passagem muito próxima dos veículos. “Deveriam tirar esse poste, à noite pode oferecer riscos”, disse, pedindo anonimato.
O motorista que estiver vindo das Rendeiras segue pela travessia antiga e, ao chegar no Centrinho, vai virar à direita, se pretender seguir em direção ao Canto dos Araçás (onde fica o terminal lacustre, por exemplo), ou seguir reto se quiser trafegar pelo Centrinho.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Jorginho Mello e do prefeito Topázio Neto.
“Essa parceria entre estado e município é de extrema importância pra obras de grande porte como essa, esperada há mais de 20 anos, que nós conseguimos tirar do papel”, destacou o Governador. “A entrega final da obra está prevista para setembro, e sabemos que irá mudar a realidade da nossa Lagoa da Conceição. Afinal, passam cerca de 20 mil carros por dia na ponte”, complementou Topázio.