Nesta quinta-feira (19) acontece a tradicional celebração do Corpus Christi em Jaraguá do Sul. Voluntários da Paróquia São Sebastião se dedicam durante dias na preparação dos materiais que vão compor os tapetes para enfeitar as ruas da cidade. A cerimônia inicia com a missa às 9h seguida da procissão. No ano passado, houve a participação de 4 mil pessoas, já a estimativa para esse ano é de que compareçam mais de 5 mil fiéis.
A procissão vai iniciar na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca e segue em direção à rua Domingos da Nova, depois segue pela rua Reinoldo Rau até a Quintino Bocaiúva, e contorna a Praça Ângelo Piazera retornando à Igreja Matriz para a bênção final. A partir das 8h a Polícia Militar realiza a interdição das ruas para que os participantes possam transitar pelo local com segurança.
- Foto: Fábio Junkes/OCP News
- Foto: Fábio Junkes/OCP News
Segundo Kamila Salai Floriani Ribeiro, coordenadora da Pastoral de Comunicação da Igreja São Sebastião, a montagem dos tapetes inicia as 5h da manhã. Cada comunidade, pastoral e movimento possuem seu trecho definido, e se reúnem no ponto onde farão o tapete. A procissão dura cerca de 50 minutos e é um momento de grande emoção e reflexão para os católicos.
O padre Marcos Bernardes destaca a sensação gratificante que fica ao participar de celebrações como essa. “Celebrar Corpos Christi é celebrar o corpo e o sangue de Jesus. A procissão não é somente um ato de caminhar nas ruas, mas um momento da unidade, da comunhão da comunidade e também de manifestar a fé em Jesus na Eucaristia, levando a todos esse momento de fé, de graça e alegria.”

Procissão de 2024 em Jaraguá do Sul. Foto: Fábio Junkes/OCP News
Confira onde vão acontecer mais procissões
- Igreja Nossa Senhora Aparecida
Bairro: Ilha da Figueira
Percurso: Rua Nossa Senhora Aparecida
Horário: 10h30 - Igreja Nossa Senhora das Graças
Bairro: Barra do Rio Cerro
Percurso: Saída da Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças seguindo pelas ruas: Padre Aloísio Boeing, Virgílio Pedro Rubini, Feliciano Bortolini e José Papp.
Horário: 9h15 - Igreja São Francisco de Assis
Bairro: Centenário
Percurso: Saída da Comunidade Matriz São Francisco de Assis, seguindo pelas ruas Bernardo Werner Grubba Junior, Alfredo Carlos Meier, retornando pela rua Heinrich August Lessmann, encerando na Matriz São Francisco de Assis. A procissão será realizada com caminhada de fiéis portando velas e contará com carro de som, encerrando a celebração por volta das 22h.
Horário de saída: 20h30 logo após a Santa Missa
Horário previsto de chegada: 22h - Igreja São Judas Tadeu
Bairro: Água Verde
Percurso: Saindo do pátio da Comunidade São Judas Tadeu, passando pelas ruas Henrique Nagel, Guilhermina Pereira Lima Lenzi, Padre Mirandinha, rua Waldemar Doubrawa, retornando pela rua Henrique Nagel até em frente da Igreja São Judas Tadeu, onde haverá a benção dos fiéis.
Horário: 4h30 – Início da decoração das ruas
8h30 – Início da Santa Missa
10h – Início da procissão
11h – Término da procissão
12h20 – Conclusão da limpeza das ruas - Igreja Nossa Senhora do Rosário
Bairro: Nereu Ramos
Percurso: a partir da Paróquia Nossa Senhora do Rosário até o Colégio Euclides da Cunha, na rua Pioneiro Luis Sarti
Horário: 5h – Confecção dos tapetes e procissão
O que é o Corpus Christi?
Corpus Christi é um dos momentos mais importantes para a igreja católica. A celebração acontece sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que é o domingo após Pentecostes. Na data é exaltada a presença real de Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia, que, segundo a fé católica, representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo.
A realização da procissão demonstra que Jesus está vivo e caminha no meio do seu povo. “Refletimos a importância da Eucaristia. E renovamos a nossa fé no mistério que é Cristo vivo entre nós”, destaca Kamila.