Começou na noite de sexta-feira (14) e segue até o domingo (16), na Sociedade Aliança, no bairro Rio Cerro II, a 37ª edição da Kolonistenfest. O evento, que tem por objetivo homenagear colonos e imigrantes alemães com muita alegria, faz parte da programação dos 147 anos de Jaraguá do Sul. A abertura foi marcada pela sangria do primeiro barril de chope e apresentação e escolha das majestades da beleza.
A festa oferece atrativos para todas as idades e, com tempo bom e frio ameno para esta época do ano, deve receber mais de 20 mil visitantes, principalmente da microrregião, além de visitantes que vêm de cidades mais distantes, como Joinville, Florianópolis e até de São Paulo, conforme informou o vice-presidente da Sociedade Aliança, Vanderlei Lenz.
São mais de 100 expositores, biergarten (jardim da cerveja), 10 atrações musicais, desfiles típicos, apresentações folclóricas, passeio 4×4 de tobatas e cicloturismo, competições de tiro e prova do serrador, brinquedos infláveis para a criançada, além de uma saborosa gastronomia, com destaque para pratos da culinária germânica, e bebidas para todos os paladares, tudo isso distribuído em um amplo espaço de 10 mil metros quadrados.
Centenas de voluntários participam da organização
“Na Comissão Organizadora somos em 20 integrantes, mas mais de 50 pessoas ajudam na organização nos dias que antecedem a festa. Somando todos, são mais ou menos 400 voluntários envolvidos no evento todo. A maioria é do bairro, mas temos voluntários de outros lugares, inclusive de cidades vizinhas que vêm nos auxiliar”, informa Lenz, que esteve à frente de todos os preparativos.
Uma das fiéis voluntárias da Kolonistenfest é Marileusa Hornburg, esposa do presidente da Sociedade Aliança, Valdino Hornburg. Nos últimos anos, sua ajuda maior tem sido na cozinha. Este ano trabalhou preparando lanche para o frischtick (lanche) da turma de voluntários que trabalham na organização da festa. Ela conta que uma das novidades este ano será o café, com cucas, strudel, bolos, tortas, salgados e outros quitutes vendidos por quilo.
Mas não há somente mulheres nos afazeres culinários – o filho de Marileusa, Eduardo Hornburg, 22 anos, acadêmico de Educação Física, participa da festa desde criança e também é voluntário na cozinha. Ele prepara massas de bolos (cucas, rocamboles e outros), seguindo receitas que aprendeu com a mãe e a oma (avó). Ele conta que amigos seus virão de Joinville e Florianópolis para prestigiar o evento.
Festa teve sua primeira edição em 1985
A Sociedade Aliança foi fundada em 18 de maio de 1949. Já a Kolonistenfest, alia tradição e diversão desde 1985 e surgiu por iniciativa do presidente da Sociedade na época, Beno Volkmann. Em 1998 iniciaram as exposições. Com o passar dos anos, o local vem promovendo festas cada vez maiores, com atrações diferentes e mais participantes a cada edição, atraindo cerca de 20 mil pessoas por ano.
Prefeitura é parceira
A Prefeitura de Jaraguá do Sul é parceira da festa e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento estará presente com seu tradicional estande e com palestras voltadas aos agricultores – a exemplo do que ocorreu na Festa do Colono, realizada nos dias 7, 8 e 9 de julho, na Sociedade Centenário, no Rio da Luz.
O secretário da pasta, Marcos Voltolini, destaca que os temas “Sucessão Familiar” e “Gestão Financeira”, são questões importantes para o meio rural e merecem um debate aprofundado. “Percebemos este gargalo nas propriedades rurais, por isso, decidimos abordar este assunto com o objetivo de orientar as famílias sobre como lidar com estas questões”, explica.
Além das palestras também ocorrerá uma oficina sobre o uso das redes sociais no agronegócio. No estande da secretaria também serão apresentados os programas destinados aos agricultores.
Confira a programação deste sábado (15) e domingo (16)