Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Trabalho do Aliança por Floripa transforma áreas centrais da Capital

Foto: Allan Carvalho

Por: Ewaldo Willerding Neto

03/12/2025 - 14:12 - Atualizada em: 03/12/2025 - 14:59

O Aliança por Floripa, iniciativa da CDL, Conseg e ACIF em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, segue impactando diretamente a cidade e na vida das pessoas em situação de rua acolhidas pela Passarela da Cidadania. Além de promover a inclusão no mercado de trabalho, o projeto tem contribuído para revitalizar e manter espaços públicos da Capital, em ações que já podem ser percebidas por quem circula pelo Centro.

Nas últimas semanas, os participantes concluíram a revitalização do deck do Largo da Alfândega, atuaram na limpeza e organização da Praça XV e do entorno, e participaram da recuperação do monumento Miramar. Também contribuíram na montagem da Casa do Papai Noel, que integra a programação de fim de ano da cidade.

“O projeto reforça nosso compromisso de criar caminhos concretos para que essas pessoas retomem sua autonomia. Ver o resultado nas ruas e na vida de quem participa mostra que estamos no caminho certo”, destaca a secretária de Assistência Social, Luciane dos Passos.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Os participantes do Aliança por Floripa seguem sendo contratados formalmente e acompanhados pelas equipes parceiras, consolidando um caminho de reinserção social e econômica. Entre eles está Fábio Gomes, 45 anos, de Porto Alegre, que relata que a oportunidade representou um recomeço. “Estou trabalhando há pouco mais de um mês e isso já devolveu minha perspectiva de vida. Antes eu não conseguia olhar para o futuro, agora tenho rotina e vontade de construir algo melhor”, afirma.

Primeiro contratado pelo projeto, Elias Alves, 43 anos, de Fraiburgo, também conta que a contratação foi um passo decisivo. “Fui abraçado e bem recebido pela equipe e hoje estou empregado novamente e, à noite, concluindo meus estudos no EJA. É uma mudança importante na minha vida.”

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.