Toda Praia Central de Balneário Camboriú está própria para banho, aponta relatório da Emasa

Foto: Ivan Rupp

Por: Luan Tamanini

21/02/2024 - 16:02 - Atualizada em: 21/02/2024 - 16:30

Um relatório de balneabilidade publicado nesta terça-feira (20) pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) aponta que todos os dez pontos de coleta da Praia Central da cidade estão próprios para banho. Nas praias agrestes, dos cinco pontos de coleta, só não está próprio o ponto medido dentro da lagoa de Taquaras, que não é utilizada para banho.

Conforme a prefeitura, todas as coletas feitas pela Emasa desde o dia 5 de feveiero apontam a Praia Central de Balneário Camboriú 9 de fevereiro, e depois voltou a ficar próprio.

A Emasa faz as coletas de balneabilidade três vezes por semana, menos nos dias de chuva, já que as precipitações interferem diretamente no resultado das análises. Ao todo, são monitorados quinze pontos, dez na Praia Central e cinco nas Praias Agrestes. Os pontos monitorados pela empresa são os mesmos do monitoramento feito pelo Instituto do Meio Ambiente – IMA.

No resultado são levados em conta os resultados das cinco últimas coletas, conforme Artigo 9° previsto na Resolução CONAMA nº 274/2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. A empresa contratada pela Emasa para fazer o serviço é a Umwelt Biotecnologia Ambiental, empresa credenciada pelo IMA e acreditada no INMETRO, que atua há 27 anos no mercado.

Para ter a condição de “próprio” para banho, cada local analisado tem que apresentar uma concentração de no máximo 800 NMP/100ml da bactéria Escherichi coli (E. coli), em 80 % de cinco amostras consecutivas. NMP é a abreviatura para Número Mais Provável.