Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Território dos Cânions do Sul está a um passo de ser reconhecido como Geoparque Mundial da Unesco

Por: OCP News Criciúma

15/10/2021 - 08:10 - Atualizada em: 15/10/2021 - 08:37

O território dos Cânions do Sul está a um passo de ser reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO.

Os sete municípios receberão em breve a visita de profissionais responsáveis pela avaliação que vai definir sobre a chancela.

A novidade foi anunciada pelo prefeito de Torres e presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Carlos Souza, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (14), no Guarita Park Hotel.

Conforme documento enviado pela UNESCO, a missão será realizada por dois avaliadores. A equipe do Geoparque está em tratativas para definir a melhor data de acordo com a disponibilidade dos profissionais.

“Os avaliadores estarão percorrendo todos os sete municípios do Geoparque para observar in loco o nosso trabalho como Geoparque. O objetivo é verificar se estamos de fato atuando de acordo com as diretrizes do Programa de Geoparques da UNESCO que envolve principalmente temas como: a valorização do nosso patrimônio geológico e cultural, a educação e o turismo sustentável”, destacou o presidente do Consórcio, Carlos Silva.

O resultado sobre a chancela sairá no próximo ano. O relatório produzido pelos avaliadores será decisivo para que a UNESCO possa concluir sobre o título.

Ao receber este reconhecimento, o Geoparque Cânions do Sul passa a fazer parte da Rede Global de Geoparques, o que representa principalmente novas oportunidades de divulgação do território e valorização do turismo sustentável na região, entre outros benefícios.

O Geoparque

O Geoparque Cânions do Sul busca impulsionar o desenvolvimento econômico da região e gerar oportunidades de um futuro melhor para seus habitantes, por meio da valorização do patrimônio natural e cultural e do turismo sustentável.

O Geoparque Cânions do Sul trabalha pela conservação dos principais sítios geológicos da região, favorecendo o uso sustentável destes locais para fins como pesquisa científica, atividades educativas e atividades turísticas de mínimo impacto ao meio ambiente. Cânions, praias, dunas e cachoeiras.

Municípios integrantes

  • Cambará do Sul
  • Jacinto Machado
  • Mampituba
  • Morro Grande
  • Praia Grande
  • Timbé do Sul
  • Torres


Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.