No programa, durante um ano, 22 vereadores mirins – onze titulares e onze suplentes – podem participar das sessões ordinárias e conhecer como funciona o processo democrático da cidade. Além disso, eles podem promover discussões e propostas para melhorias no município, que podem ser votadas e enviadas ao Poder Executivo, e participar de reuniões com prefeitos, deputados e jovens parlamentares de outras cidades em encontros regionais e nacionais.
Após a definição das escolas, que será transmitida pela TV Câmara Jaraguá pelo YouTube no dia 24 de outubro, às 9h, as unidades poderão definir os seus métodos de escolha para seus representantes mirins. O processo poderá ser feito por meio de redações, eleições diretas e indiretas, além de análise curricular ou outros critérios, definidos pela escola participante.
Ao final dessa parte, os nomes dos escolhidos devem ser enviados à Câmara até o dia 19 de novembro. Durante 2026, as atividades dos mirins acontecerão às quartas, das 14h às 16h. Por isso, os candidatos devem estar matriculados no período matutino.
O documento na íntegra do edital está disponível pelo endereço https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/inscricoes-programa-vereador-mirim/, e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone do setor de Programas e Ações Institucionais da Câmara: (47) 3371-3230 ou pelo e-mail [email protected].