Terceirizar serviços contábeis pode auxiliar empresas na tomada de decisões estratégicas?

Por: OCP News Vale

27/07/2023 - 10:07 - Atualizada em: 27/07/2023 - 10:54

Em períodos de incerteza econômica, as empresas enfrentam desafios adicionais para manter a estabilidade financeira e garantir seu crescimento sustentável. Nesse contexto, a utilização estratégica das informações contábeis gerenciais desempenha um papel fundamental na tomada de decisões e na implementação de estratégias eficazes.

A contadora e sócia da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, Debora Correa Rebellato, explica que existem meios que podem auxiliar esse processo de implementação de estratégias eficazes. “Atualmente uma opção cada vez mais adotada pelas empresas, independente do porte, é a terceirização dos serviços contábeis, que oferece diversos benefícios diante de um ambiente instável, que visa promover o sucesso empresarial”, informa.

Debora ainda ressalta que é importante lembrar que em tempos de instabilidade econômica, as empresas precisam contar com profissionais altamente capacitados para enfrentar os desafios contábeis e financeiros. “Ao terceirizar os serviços contábeis, as organizações têm acesso a uma equipe de contadores especializados que possuem o conhecimento atualizado sobre política, economia, as melhores práticas contábeis, regulamentações fiscais e normas financeiras. Com isso, é possível uma análise precisa da situação financeira da empresa, identificação de riscos e oportunidades. Após essa análise, é possível fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas”, declara.

É possível ter redução de custos e regulamentações fiscais através do serviço contábil?

Debora explica que durante os períodos de instabilidade e incertezas da economia, é crucial para as empresas encontrar formas de reduzir custos operacionais sem comprometer a qualidade dos serviços. “A resposta é que sim, o serviço contábil auxilia as empresas a eliminarem despesas, seja em momentos de incertezas ou não. Afinal, é revisado todos os custos empresariais, elaborado e aplicado um planejamento estratégico com foco no sucesso da empresa”.

A insegurança econômica, alterações tributárias, dentre outros fatores, são demandas que requerem que as empresas dediquem tempo e recursos para monitorar e reagir às mudanças do mercado. Debora explica que ao terceirizar os serviços contábeis as organizações podem direcionar seus esforços para o seu negócio principal, ou seja, estratégias de crescimento, desenvolvimento de produtos e satisfação do cliente. “Por isso essa delegação das atividades contábeis para especialistas permite que a empresa mantenha seu foco estratégico, sem perder tempo em tarefas complexas e rotineiras da área financeira”, relata.

Outro ponto de muita preocupação são as regulamentações fiscais que tendem a se tornar mais rigorosas e complexas nesse momento de instabilidade econômica. Por isso manter-se atualizado, simular os impactos tributários e em conformidade com essas mudanças pode ser desafiador para empresas sem uma equipe contábil dedicada. “Sendo assim, a contabilidade é uma grande aliada das empresas quando se trata em manter as regulamentações e normas fiscais em dia, evitando multas e penalidades que poderiam agravar ainda mais a situação financeira”, completa.

Por fim, Debora explica que a utilização estratégica de serviços contábeis é indicada não apenas em fases de insegurança econômica e sim uma decisão estratégica para empresas que desejam se adaptar, enfrentar desafios e garantir sua sustentabilidade proporcionando redução de custos, aumento da eficiência operacional, foco no core business e maior conformidade regulatória. “Ao aproveitar essas vantagens, as empresas estão mais bem equipadas para enfrentar os desafios econômicos e tomar decisões informadas, resultando em um melhor desempenho financeiro e maior resiliência em momentos de incerteza”, conclui.