Nesta terça-feira (16), a intensificação de um sistema de baixa pressão no RS fornece condições para a formação de temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais.
A chuva mais intensa deve ocorrer principalmente entre o Meio-Oeste e o litoral catarinense a partir da tarde e o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais.
O vento sopra de direção norte/noroeste com intensidade fraca, com rajadas de até 45 km/h do Grande Oeste ao Planalto Norte. As temperaturas seguem altas e a máxima deve chegar aos 33 graus em Criciúma. Amanhã não passa de 23.
Frente fria
Na quarta-feira (17), a formação de uma frente fria sobre o RS e seu avanço por SC, favorece a ocorrência de chuva e temporais nas áreas de divisa com o estado vizinho entre a madrugada e manhã.
Entre a tarde e à noite, o avanço das instabilidades pelo estado somado à oferta de calor e umidade, intensifica os temporais que avançam em direção às demais áreas catarinenses.
O risco é alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas pontuais, nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul, Alto Vale e da Grande Florianópolis e moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados no Grande Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.
O vento sopra fraco a moderado de direção noroeste/oeste em todo o estado ao longo da manhã, virando de direção sudeste/leste a partir da tarde no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 70 km/h em todas as regiões.
Entre a sexta-feira (19) e o sábado (20), instabilidades atmosféricas seguem mantendo o tempo instável em SC, com a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados. As temperaturas máximas seguem altas no estado, variando de 25 e 35 graus na sexta, no sábado elas diminuem, variando entre 23 e 28 graus.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina