Terça-feira será marcada por rajadas de vento e mudança na temperatura

Foto: OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

07/11/2023 - 09:11 - Atualizada em: 07/11/2023 - 09:12

Devido a atuação de uma área de alta pressão, a terça-feira conta com tempo estável em todas as regiões de SC e com presença de nebulosidade em áreas da metade leste catarinense.

O vento sopra com intensidade fraca de direções variadas com rajadas entre 30 e 45 km/h do Meio-Oeste ao Litoral Sul. Nas próximas horas, nevoeiros devem se formar pelo estado e as temperaturas seguem em leve declínio. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

Temperatura

Em Criciúma, a temperatura mínima será de 13 graus podendo chegar a máxima de 30 graus nesta terça.

Mar

Mar pouco agitado do Litoral Sul à Grd. Florianópolis, com ondas de direção sudeste e alturas entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m e calmo no Litoral Norte, com ondas entre 0,5 e 1,0m e picos de até 1,5m.

Quarta-feira

O amanhecer da quarta-feira terá a formação de nevoeiros do Meio-Oeste ao litoral e na maior parte do dia o sol deve predominar em SC, porém em função da influência de uma frente fria que atua no estado vizinho, a nebulosidade começa a aumentar a partir da tarde nas áreas de divisa com o RS e não se descartam pancadas de chuva e temporais bem isolados nessas regiões ao longo da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.

O vento sopra com intensidade fraca a moderada de norte/nordeste, com rajadas entre 35 e 55 km/h do Litoral Sul à Grd. Florianópolis ao longo do período.

À tarde as temperaturas sobem bastante no estado, com as máximas variando entre 29 e 35 graus no Grande Oeste e no Litoral Sul e marcando entre 23 e 30 graus nas demais regiões.

Quinta-feira

Devido a atuação de uma área alongada de baixa pressão, combinada com o fluxo de calor e umidade proveniente do Norte do país e com a atuação de uma frente fria oceânica, a quinta-feira (09) já inicia com tempo instável, com pancadas de chuva e temporais ocorrendo no Grande Oeste e em áreas de divisa com o RS, avançando para as outras regiões ao longo do período. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.

O vento sopra fraco de quadrante norte, virando de direção sul/sudoeste a partir da manhã, com rajadas de direção sul entre 45 e 65 km/h ao longo da costa catarinense. O risco associado às rajadas de vento é baixo. As temperaturas mínimas variam entre 19 e 24 graus no Oeste, no Extremo Oeste e do Litoral Sul Ao Baixo Vale, nas demais áreas elas marcam entre 17 e 20 graus. À tarde as máximas ficam entre 24 e 34 graus no litoral, em todo o Vale do Itajaí e no Planalto Norte e oscilam entre 19 e 25 graus nas outras regiões.

Sexta-feira

Na sexta-feira (10), a atuação de instabilidades na atmosfera, combinada à oferta de calor e umidade, oferecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite no Grande Oeste e no Planalto Norte, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

Sábado

No sábado (11) o dia terá variação de nuvens em todo o estado e entre a tarde e à noite, a aproximação uma frente fria pelo RS favorece a ocorrência de chuva nas áreas de divisa, também deixando o dia chuvoso em todas as regiões no domingo (12).

 

 

 

 

 

 

Fonte: Defesa Civil Santa Catarina e Epagri/Ciram