Terça-feira de tempo fechado, possibilidade de temporais e temperatura amena no Sul catarinense

Foto: Divulgação OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

31/10/2023 - 09:10

O tempo amanheceu fechado nesta terça-feira, último dia do mês de outubro de 2023, no Sul catarinense.

Temperatura

A temperatura segue mais baixa em relação ao dia anterior, com máxima que não passa de 19 graus em Criciúma. Já na quarta e quinta-feira, a máxima não passa de 18 graus.

Entre à tarde e à noite em todas as regiões há condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas que intercalam com períodos de melhora, por influência de perturbações em diversos níveis da atmosfera e do fluxo de calor e umidade vindo do Norte do país. O risco é baixo para ocorrências associadas às trovoadas.

Condição marítima

O mar fica pouco agitado, com ondas de direção nordeste/leste e alturas entre 1 e 1,5 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis.

Quarta-feira

Na quarta-feira, no litoral e em áreas próximas, a circulação marítima mantém o tempo mais fechado, bem como com condições para chuva fraca e ocasional a qualquer momento. O risco associado às pancadas de chuva é baixo.

Quinta-feira

A quinta-feira (01) inicia com a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas no Grande Oeste, que se espalham para as demais regiões do estado entre à manhã e à tarde.

Entre à tarde e à noite, as instabilidades ganham reforço devido ao processo de formação de um ciclone extratropical, associado à passagem de uma frente fria que avança em direção ao estado pelas áreas de divisa com o RS, provocando temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e risco de enxurradas.

O risco associado aos temporais é moderado e se mantém alto a muito alto para deslizamentos e inundações.

Sexta-feira

Na sexta-feira (03), com a passagem da frente fria e a atuação do ciclone extratropical no mar entre o Uruguai e a costa do RS, a chuva intensifica em todo o estado, vindo de forma intensa e volumosa, com risco alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos e aos ventos fortes.

Sábado

No sábado (04), com o deslocamento dos dois sistemas em direção ao oceano, o dia fica com predomínio de sol e variação de nuvens nas áreas da metade norte do estado e com maior cobertura de nuvens nas áreas de divisa com o RS.

O risco segue alto para deslizamentos devido às chuvas dos dias anteriores e devido à influência do ciclone extratropical, o risco é alto para ocorrências relacionadas aos ventos fortes.

 

 

 

 

 

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina