Tensões legislativas: comissão da câmara aprova projeto de Lei para proibir registro de uniões poliafetivas

Foto: Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

22/12/2023 - 08:12 - Atualizada em: 22/12/2023 - 08:57

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4302/16, que propõe a proibição do registro de uniões poliafetivas, caracterizadas por relacionamentos envolvendo mais de duas pessoas. A votação registrou 9 votos a favor e 3 contrários.

A autoria do texto é do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), e o relator, deputado Filipe Martins (PL-TO), emitiu parecer favorável. A proposta agora seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Após sucessivos adiamentos, a votação realizada nesta quinta-feira (21) foi marcada por divergências, especialmente com a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), embora parlamentares da direita tenham celebrado a aprovação do projeto.

Os defensores do projeto argumentam que ele visa evitar “confusões no ordenamento jurídico”, em meio a registros em cartórios que buscam reconhecer o poliamor ou trisal, termos utilizados para descrever esse tipo de união.

Em 2018, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a suspensão de todos os registros de uniões poliafetivas e proibiu cartórios de formalizar escrituras públicas para esse tipo de união

Com infomrações da Gazeta do Povo

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).