O sol aparece principalmente na parte da manhã desta terça-feira (9). A partir da tarde, aumento de nuvens com pancadas de chuva em todas as regiões. Risco de temporal com descarga elétrica e granizo, especialmente nas áreas do oeste ao sul. Temperatura elevada, com sensação de ar abafado. Vento norte a noroeste, com rajadas intensas associadas às trovoadas. Uma frente fria chega em SC.
Já na quarta-feira (10) muitas nuvens com chuva no norte de SC e Grande Florianópolis. No oeste e sul do Estado, chuva entre a madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. Temperatura em declínio, amenizando o calor. Vento sul, com rajadas mais intensas no litoral.
Jaraguá do Sul e região
Terça-feira (9): mínima de 19° e máxima de 33°
Manhã Sol com algumas nuvens • Tarde Pancada de chuva isolada
Noite Pancada de chuva isolada
Quarta-feira (10): mínima de 19° e máxima de 24°
Tendência de 14 a 23 de fevereiro de 2016
O período inicia com ocorrência de chuva associada a uma frente fria nos dias 14 e 15. Outra frente fria avança por SC no dia 18, causando chuva em todas as regiões. Na sequência, a temperatura fica mais amena e o tempo mais seco até o fim do período.
Nuvens carregadas, com grande desenvolvimento vertical (em tons de verde, vermelho e azul na imagem satélite) sobre Bolívia e norte da Argentina, núcleos menores sobre o centro sul do Rio Grande do Sul e mais isolados sobre o sul do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A nebulosidade se estende pelo oceano devido a uma frente fria e à corrente de jato em altos níveis. No centro sul da Argentina um sistema de alta pressão mantém o céu claro ou com poucas nuvens. Temperatura no momento em SC em 26°C em Florianópolis, 25°C em Criciúma e Chapecó e 18°C em São Joaquim.Marilene de Lima – Meteorologista
Descrição da escala de cores da Imagem de Satélite:
As cores nas imagens de satélite representam a temperatura do topo das nuvens. O preto indica a ausência de nebulosidade e, quanto mais destacado, menor a umidade relativa do ar. O branco e cinzaestão associados à presença de nuvens baixas, as quais podem estar muito próximas à superfície, como os nevoeiros e as nuvens stratus que, por vezes, podem resultar em chuvisco. O verde está relacionado a nuvens médias e altas, com topos em altitudes superiores a 10km. As médias, como os altocumulus, altostratus e nimbustratus, podem provocar chuva fraca ou moderada. As nuvens altas, como os cirrus, cirrucumulus e cirrustratus, são transparentes e não provocam chuva e nem sombreamento intenso. O vermelho e o azul indicam a presença de nuvens do tipo cumulunimbus, de grande desenvolvimento vertical e atividade chuvosa intensa. No caso do azul, maior é a altura do topo da nuvem e grande a chance de ocorrência de granizo e temporal.
Fonte: Epagri/Ciram