Neste sábado, dia 4 de novembro, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina completa 68 anos de sua criação. Mais do que celebrar a data, o momento nos chama à reflexão sobre o tudo aquilo que foi construído até aqui, o que estamos realizando no presente e os principais desafios que o futuro nos reserva.
Ao longo de sua história de quase sete décadas, o TCE/SC se consolidou como um órgão comprometido com os mais caros interesses da sociedade catarinense, sempre atuando com independência e autonomia na orientação e na fiscalização do bom uso dos recursos públicos, da eficiente execução das políticas públicas e da transparência nas gestões municipais e estadual.
Em um mundo em constante transformação, o TCE/SC busca, na tecnologia e na inovação, instrumentos para otimizar seu trabalho e se manter cada vez mais conectado com a sociedade. Uma conexão que tem entre seus propósitos estimular cada vez mais o controle social dos gastos públicos como forma de pleno exercício da cidadania.
Atualmente, e sem relegar suas missões constitucionais de fiscalização e punição, quando for o caso, o TCE/SC também está mais próximo dos gestores, orientando, alertando e prevenindo, sempre com o objetivo de evitar que eventual malversação de recursos públicos acabe se tornando um processo, resultando, com isso, na interrupção de uma obra ou na sustação de um projeto. O Tribunal de Contas catarinense está focado em ser um parceiro do bom administrador público e é um entusiasta da boa gestão do erário.
Essa nova filosofia de atuação, otimizada pelo ex-presidente Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e sustentada pelo atual presidente, Conselheiro Herneus De Nadal, que ora substituo em razão de afastamento temporário, representa um novo limiar na história do TCE/SC, com ênfase na sua consolidação como Tribunal da Governança Pública Catarinense, atuando de forma proativa na busca da melhoria da atuação de todos os órgãos públicos sujeitos à fiscalização de contas, trazendo, assim, benefícios para toda a sociedade.
Aproveito a oportunidade para fazer um agradecimento especial a todas as pessoas que ajudaram e ajudam a construir a história do TCE/SC. Reconheço, também, nossos servidores e servidoras que, com seu trabalho, empenho e comprometimento, fazem do órgão referência nacional e ator imprescindível para o contínuo desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.
Conselheiro José Nei Ascari – Presidente em exercício do TCE/SC