Uma família de Jaraguá do Sul passou por um grande susto na manhã de quarta-feira (30), ao encontrar uma cobra dentro do berço do bebê. De acordo com o biólogo Gilberto Ademar Duwe, felizmente, o bebê não estava no quarto e ninguém ficou ferido.
A serpente encontrada era uma caninana (Spilotes pullatus), uma espécie não peçonhenta e considerada inofensiva. O animal foi resgatado pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), acionada pelos moradores da residência.
Em um vídeo registrado durante o resgate, é possível ver a cobra se enroscando no berço. Após ser retirada com segurança, a caninana foi devolvida à natureza.
Ver essa foto no Instagram
A caninana é uma serpente ágil, frequentemente encontrada tanto nas árvores quanto no solo, sendo mais ativa durante o dia. Ela pode atingir até 2,5 metros de comprimento.
Quando se sente ameaçada, a serpente ergue a cabeça, achata a região do pescoço e movimenta a língua, o que pode ser interpretado como uma ameaça. Apesar dessas atitudes, por não ser venenosa, ela não representa risco significativo à saúde humana.
A alimentação da caninana é bastante variada, incluindo pequenos mamíferos, aves, répteis e até anfíbios.