Suspeito de assassinato morre em confronto com a polícia em Camboriú

Foto: Divulgação / Polícia Militar

Por: Luan Tamanini

21/06/2023 - 14:06 - Atualizada em: 21/06/2023 - 14:56

Um jovem de 19 anos morreu na manhã desta quarta-feira (20) após entrar em confronto com policiais em Camboriú. De acordo com a Polícia Militar, ele era apontado como um suspeitos de matar um jovem em março deste ano, na mesma cidade.

O suspeito foi morto na própria casa, localizada no bairro Santa Regina, após reagir a abordagem e entrar em confronto com os policiais. Dentro do imóvel foram apreendidos uma pistola, aproximadamente 550g de maconha e balança de precisão. A esposa dele, que se encontrava no local, foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

O caso

Os policiais chegaram até o suspeito durante a Operação Decretado, que investiga o assassinato de um jovem de 18 anos, registrado em março deste ano no bairro Fazenda, em Camboriú. Na ocasião, a vítima foi morta na frente do prédio onde morava, após ser baleada pelo suspeito, que chegou no local – e fugiu – na garupa de uma moto.

De acordo com a Divisão de Investigação Criminal de Itajaí (DIC), o jovem assasinado em março era integrante de uma facção criminosa e teria descumprido regras do estatuto da organização. Por isso teria sido “decretada”; ou seja, jurado de morte – o que motivou o nome da operação.

Ao todo, foram cumpridos nesta quarta-feira cinco mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão nos bairros Santa Regina e Monte Alegre, ambos em Camboriú. Durante um deles, o suspeito entrou em confronto com os policiais e acabou sendo baleado, vindo a morrer no local.

As investigações

O assassinato começou a ser investigado imediatamente pela Polícia Civil. No dia 15 de março, poucos dias após o crime, os policias cumpriram um mandado de internação de um adolescente de 17 anos, apontado como responsável por organizar a emboscada contra a vítima, forjando a compra de um cachorro. O animal se encontrava no colo da vítima no momento do crime e também foi baleado.

Em continuidade, foram identificados, além do adolescente, outros seis envolvidos no crime, sendo dois executores e quatro lideranças locais da facção que atuaram na coordenação do crime. Um dos mandantes, um homem de 22 anos, também morreu em confronto com a Polícia Militar, no dia 4 de abril, em Camboriú. Os demais foram alvos da operação deflagrada nessa manhã – entre eles o suspeito morto em confronto com os policiais.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.

Notícias no celular

Whatsapp