Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

SUS: gestantes de Guaramirim passam a receber vacina que diminui casos de bronquiolite em recém-nascidos

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

09/12/2025 - 11:12 - Atualizada em: 09/12/2025 - 11:27

A partir de sexta-feira (12), a Prefeitura de Guaramirim passa a ofertar, via SUS, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, seguindo a nova recomendação do Ministério da Saúde. O município receberá inicialmente 180 doses, que estarão disponíveis em todas as unidades de saúde com sala de vacina ativa. Na rede particular a dose chega a custar R$ 1,5 mil.

As infecções do trato respiratório inferior (ITRI) estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em crianças e adultos no mundo. O VSR é o principal agente dessas infecções, especialmente em bebês no primeiro ano de vida — até os 2 anos. Ele é responsável por 75% dos casos de bronquiolite, sendo que até 40% dessas infecções podem evoluir para pneumonia.

A imunização das gestantes tem como objetivo proteger os recém-nascidos nos primeiros meses de vida — período em que o risco de desenvolver formas graves da doença é maior. Ao receber a vacina, a mãe transmite anticorpos ao bebê durante a gestação, fortalecendo a imunidade do pequeno após o nascimento.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

A enfermeira Katia da Silva destaca a importância da nova estratégia. “É um avanço muito importante para a proteção dos nossos bebês. A vacina garante uma imunidade essencial nos primeiros meses de vida, quando eles ainda não podem receber diretamente essa proteção. Incentivamos todas as gestantes com mais de 28 semanas a procurarem sua unidade de saúde para garantir essa prevenção”, aponta.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes com mais de 28 semanas de gestação busquem sua unidade de saúde de referência para mais informações.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.