A partir de sexta-feira (12), a Prefeitura de Guaramirim passa a ofertar, via SUS, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, seguindo a nova recomendação do Ministério da Saúde. O município receberá inicialmente 180 doses, que estarão disponíveis em todas as unidades de saúde com sala de vacina ativa. Na rede particular a dose chega a custar R$ 1,5 mil.
As infecções do trato respiratório inferior (ITRI) estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em crianças e adultos no mundo. O VSR é o principal agente dessas infecções, especialmente em bebês no primeiro ano de vida — até os 2 anos. Ele é responsável por 75% dos casos de bronquiolite, sendo que até 40% dessas infecções podem evoluir para pneumonia.
A imunização das gestantes tem como objetivo proteger os recém-nascidos nos primeiros meses de vida — período em que o risco de desenvolver formas graves da doença é maior. Ao receber a vacina, a mãe transmite anticorpos ao bebê durante a gestação, fortalecendo a imunidade do pequeno após o nascimento.
A enfermeira Katia da Silva destaca a importância da nova estratégia. “É um avanço muito importante para a proteção dos nossos bebês. A vacina garante uma imunidade essencial nos primeiros meses de vida, quando eles ainda não podem receber diretamente essa proteção. Incentivamos todas as gestantes com mais de 28 semanas a procurarem sua unidade de saúde para garantir essa prevenção”, aponta.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes com mais de 28 semanas de gestação busquem sua unidade de saúde de referência para mais informações.