Moradores do Sul catarinense têm se encantado com a superlua e registrado o fenômeno nas redes sociais.
O Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma, preparou uma programação especial para a observação da superlua até sexta-feira (4).
O público pode acompanhar o fenômeno natural de forma gratuita durante a semana através dos telescópios do parque, sempre a partir das 19h. Os visitantes serão recepcionados com a exibição do filme “De Volta à Lua” e, logo em seguida, direcionados aos telescópios.
As práticas serão orientadas pelo geólogo da Prefeitura de Criciúma, Maurício Fenilli de Menezes. De acordo com Fenilli, a grande noite de observação foi na terça-feira (1°), em função do perigeu, momento em que a Lua fica visivelmente maior e mais brilhante por estar em seu ponto mais próxima da Terra.
“A equipe do Parque está sempre atenta aos acontecimentos astronômicos. Assim como a superlua, teremos no mês de agosto a observação de Saturno nos telescópios. As informações de todas as programações estão no Instagram (@parqueastronomicocriciuma). Inclusive, durante o fenômeno da superlua, vamos transmitir as imagens do nosso telescópio em tempo real”, afirmou a gerente administrativa do Parque Astronômico Municipal, Andreia Zomer.
Nesta quarta
Nesta quarta-feira (2), os professores do Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras farão uma palestra com o tema “Desvendando Nosso Satélite Natural”, às 18h30min, para o público em geral.
De acordo com a professora e coordenadora dos Clubes de Astronomia da Secretaria Municipal de Educação, Vanessa Medeiros, o objetivo da iniciativa é ampliar os conhecimentos da população sobre o tema.
“Será uma aula completa sobre as características gerais da Lua. Vamos falar desde o conceito do satélite natural e como ele se formou até suas fases, quando está mais próximo e mais afastada da Terra”, ressaltou.
O fenômeno da superlua
A superlua dessa terça-feira (1°) foi a segunda de 2023, chamada popularmente de “Lua de Esturjão”, devido a uma espécie peixe com o mesmo nome, encontrada facilmente durante esta época do ano nos Grandes Lagos da América do Norte. O fenômeno é um evento natural e pode acontecer mais de uma vez por ano, sendo possível observá-lo a olho nu.
O termo “superlua” foi criado nos anos 1970 pelo astrólogo Richard Nolle e é frequentemente usado para se referir a luas cheias ou novas que ocorrem dentro de aproximadamente 90% da distância mínima entre a Lua e a Terra.
Observação nos telescópios do Parque Astronômico de Criciúma
O Parque Astronômico Municipal Albert Einsten E=mc², localizado no alto do Morro Cechinel, foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 2023 e funciona todos os dias da semana, das 9h às 21h.
O local conta com práticas de observação nos quatro telescópios, realizadas de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. As sessões guiadas pelo parque e no planetário digital ocorrem de quinta-feira a domingo, às 15h, 17h e 19h. O ingresso para participar das sessões no planetário custa R$ 10 por pessoa e é vendido no local.
Crianças menores de seis anos, idosos e grupos de professores e alunos de escolas públicas municipais, estaduais e de creches não pagam. Já os professores e estudantes de escolas particulares de Criciúma, de escolas públicas e particulares de outros municípios e os universitários que desejam participar das sessões tem direito a meia entrada.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-0400.